10 JAN 2023
PREVENÇÃO: Equipes de salvamento de Pederneiras realizam treinamento para emergências

PREVENÇÃO: EQUIPES DE SALVAMENTO DE PEDERNEIRAS REALIZAM TREINAMENTO PARA EMERGÊNCIAS

As equipes de salvamento do município, compostas pelo Corpo de Bombeiros, SAMU e Defesa Civil, Brigada de Incêndio da Pedertractor e o Município de Pirajuí, realizaram neste sábado, dia 07 de janeiro, um exercício simulado como treinamento para emergências supervisionados pela Defesa Civil do Estado de São Paulo.

O objetivo do exercício simulado foi capacitar as equipes na execução de ações de emergência podendo, dessa forma, avaliar, em tempo real, mecanismos de coordenação interinstitucionais ou intersetoriais para o atendimento de emergências.

Como foi o treinamento
O treinamento começou com o agrupamento das equipes no recinto de exposições “José Augusto de Carvalho Neto” para a primeira reunião de planejamento. Depois, as equipes se reuniram na base do Corpo de Bombeiros de Pederneiras, onde foram recebidos pelo Comandante da base Sargento Ponfilio e orientados pelo Capitão PM Tozzi Da REPDEC I7 e os adjuntos Professor Evandro, Tenente Propheta e Capitão Sobrinho comandante do Helicóptero Águia da Polícia Militar, sendo então apresentados ao PRACON, plano de contingência do Município de Pederneiras. Em seguida, as equipes realizaram a divisão em blocos para partir para a próxima etapa do exercício.

Com a formação das equipes, deu início à etapa de salvamento que aconteceu na Rua Santos Dumont na EMEI Maria Angela Pisani Megna, com a simulação da retirada de uma vítima da escola utilizando-se de técnicas e equipamentos para operação em meio aquático nesta fase foi utilizada a balsa inflável do Corpo de Bombeiros onde o Cabo PM Angusto comandou uma equipe da Defesa Civil nas manobras da balsa enquanto equipes do SAMU e enfermeiros da Saúde permaneciam de prontidão para a condução da vítima para atendimento médico.

Em seguida, as equipes realizaram um Exercício de Reconhecimento de Área, andando a pé pelas ruas que margeiam o Ribeirão Pederneiras da ponte da Rua Riachuelo até a Rua XV de Novembro de forma que cada agente envolvido em situação de salvamento se familiarize com as peculiaridades da área. O encerramento da operação aconteceu no monumento EU AMO PEDERNEIRAS, com a entoação da Oração do Guerreiro, com todas as equipes de salvamento.

Segundo o organizador do exercício simulado e coordenador da Defesa Civil de Pederneiras, Silvio Bueno, este tipo de atividade é comum em diversas cidades, para as mais variadas situações emergenciais. “A palavra é PREVENÇÃO. Pederneiras é uma cidade que avalia constantemente seus pontos sensíveis e realiza treinamentos para que todas as equipes fiquem alinhadas e ainda mais preparadas em uma eventual emergência. Agradeço todas as equipes que estiveram presentes em especial ao Coronel Henguel Ricardo Pereira como Secretário-Chefe da Casa Militar e Coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil, seus coordenadores regionais e o Comandante do CavPM bavbau - Comando de Aviação da Policia Militar, Base de Aviação Bauru na pessoa do Capitão PM Samuel Dias de Moraes Sobrinho”

10/01/2023
TREINAMENTO EMERGENCIAL EQUIPES DE SALVAMENTO PEDERNEIRAS - 2023