08 DEZ 2022
Escola estadual do distrito de Guaianás em parceria com a SABESP e com a Prefeitura Municipal encerra projeto ambiental com ações e plantio de mudas

ESCOLA ESTADUAL DO DISTRITO DE GUAIANÁS EM PARCERIA COM A SABESP E COM A PREFEITURA MUNICIPAL ENCERRA PROJETO AMBIENTAL COM AÇÕES E PLANTIO DE MUDAS

Reciclagem, sustentabilidade e cuidado ambiental. Foi pensando nessas pautas que a EE “Profª Maria de Campos Pires Maciel”, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Pederneiras e com a SABESP, encerrou o projeto MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE na manhã desta quarta-feira (07).

Idealizado pela pedagoga e professora de ciências biológicas Elaine Cristina Manzato Dela Coleta, o projeto vem sendo desenvolvido desde agosto de 2022 com os alunos do 6° ano ao 9° ano do ensino fundamental e do 1° ao 3° ano do Novo Ensino Médio, da EE “Profª Maria de Campos Pires Maciel”, em Guaianás.

Durante o evento, os alunos receberam uma palestra especial com o tema do projeto realizada pela equipe da SABESP. A equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente realizou o plantio de mudas de árvores frutíferas com os alunos, além de orientações para a nova horta comunitária da escola, com ervas e vegetais como salsa, cebolinha e alface.

Para encerrar, a SABESP instalou um PEV (Ponto de Entrega Voluntária de materiais recicláveis), local apto para o descarte de papel, plástico, metal, vidro e óleo de cozinha, onde toda a renda obtida com a reciclagem desses produtos é destinada ao Asilo São Vicente de Paula.

Este é o terceiro PEV instalado no município, que auxilia no descarte correto e na gestão de resíduos sólidos, contribuindo principalmente com a sustentabilidade municipal e com a vida útil de aterros sanitários. O primeiro está instalado no prédio da SABESP de Pederneiras localizado na Rua Benjamin Monteiro, nº 377, no bairro Jardim Vista Alegre; e o segundo está instalado na Avenida Elizeu Álvares Gomes, ao lado da unidade de saúde “Julio Bertolini”, no bairro Michel Neme.

“Ficamos muitos felizes com a participação dos alunos da escola e com as parcerias que fizemos com a Prefeitura de Pederneiras e com a SABESP. Os desafios das cidades são grandes, mas com trabalho e educação, colaboramos para a preservação do meio ambiente. Que este projeto sirva de inspiração para outras escolas e até empresas” disse a professora e idealizadora do projeto, Elaine Dela Coleta.

O evento contou com a participação da Prefeita Ivana, do vice-prefeito Joãozinho da Farmácia, da vereadora Angela Vermelho, de membros da Secretaria Municipal de meio Ambiente, de membros da equipe da SABESP, dos alunos participantes, entre outros funcionários da escola.

A Prefeitura reforça a importância de a população fazer sua parte e colaborar na limpeza da cidade. O descarte irregular de resíduos em vias e áreas públicas pode provocar alagamentos, transtornos no trânsito para motoristas e pedestres, transmissão de doenças, entre outros problemas.