01 DEZ 2022
Pederneiras adquire máquina para trituração de galhos

PEDERNEIRAS ADQUIRE MÁQUINA PARA TRITURAÇÃO DE GALHOS

A conquista do equipamento, com valor de R$ 219.607,84, se deu mediante convênio entre o Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição – FECOP, vinculado à Secretaria de Estado do Meio Ambiente, com a prefeitura de Pederneiras, por indicação do Deputado Estadual Rodrigo Gambale e pelo Vereador Danilo Alborghetti, visando o fortalecimento de atividades de manejo dos resíduos sólidos e da limpeza urbana de modo geral.

De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Wagner Arnaldo Boscolo, o triturador ajuda muito na redução do volume obtido com as podas. “Estamos resolvendo com esse método vários problemas ambientais. Antes, os galhos eram depositados nos locais destinados pela prefeitura com grande volume de resíduos verdes. O material triturado, será aplicado diretamente no solo, ajudando a manter a umidade e dificultando a germinação de plantas daninha, além da compostagem que se transforma em adubo orgânico”, disse ele.

A trituração agiliza o processo de decomposição dos galhos que acaba sendo bem mais rápido do que o tradicional e o resíduo produzido a partir da trituração é transformado em compostagem, trazendo inúmeros benefícios ambientais do reaproveitamento desse material.

A intenção do executivo é dar um destino correto aos troncos, galhos e folhas que seriam descartados em locais impróprios, como bueiros e até mesmo aterro.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, da Prefeitura de Pederneiras, adquiriu a máquina denominada TRITURADOR DE GALHOS que será utilizada para realizar o serviço de trituração dos galhos provenientes das podas das árvores feitas pelos moradores e pela prefeitura.