10 NOV 2022
Prefeitura Municipal promove ações de conscientização sobre a diabetes em Pederneiras

PREFEITURA MUNICIPAL PROMOVE AÇÕES DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A DIABETES EM PEDERNEIRAS

Além dos testes e orientações sobre a doença, haverá também vacinação para atualização da carteirinha

O mês de novembro, além de ser marcado pela conscientização sobre o câncer de próstata, também é celebrado o Dia Mundial da Diabetes, em 14 de novembro, que tem como tema a prevenção e o tratamento adequado da diabetes.

Por esta razão, a Secretaria Municipal de Saúde, da Prefeitura de Pederneiras, promoverá no próximo sábado, dia 12 de novembro, das 08h às 13h, testes de glicemia e orientações sobre diabetes na unidade de saúde “Oswaldo Nachbar” no bairro Maria Elena, na unidade de saúde “Julio Bertolini” no bairro Michel Neme e na unidade de saúde “Waldomiro Fernandes Mateus” no bairro Antonio de Conti.

“A ação deste sábado é para reforçar todo o trabalho que a Prefeitura de Pederneira já realiza durante todo o ano na prevenção e tratamento da doença”, disse Suelen Passaia, supervisora da atenção básica.

O que é a Diabetes
Diabetes é uma doença crônica na qual o corpo não produz insulina ou não consegue empregar adequadamente a insulina – hormônio produzido pelo pâncreas responsável pela manutenção do metabolismo da glicose. Sua falta provoca déficit na metabolização da glicose e, consequentemente, diabetes. Caracteriza-se por altas taxas de açúcar no sangue (hiperglicemia) de forma permanente.

Sintomas da diabetes
De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), o desenvolvimento da diabetes tipo 1 é geralmente repentino e dramático. O tipo 1 da diabetes pode incluir sintomas como:
- Sede excessiva
- Rápida perda de peso
- Fome exagerada
- Cansaço inexplicável
- Muita vontade de urinar
- Má cicatrização
- Visão embaçada
- Falta de interesse e de concentração
- Vômitos e dores estomacais, frequentemente diagnosticados como gripe
Os mesmos sintomas acima podem também ocorrer em pessoas com diabetes tipo 2, mas geralmente são menos evidentes.

Complicações
Altas taxas de açúcar no sangue, por tempo prolongado, podem causar sérios danos à saúde: cegueira, insuficiência renal, ataque cardíaco, acidente vascular cerebral e amputação de membros inferiores.

Tratamento e prevenção
Uma dieta saudável, atividade física e evitar o uso de tabaco podem prevenir ou retardar o diabetes tipo 2. Além disso, a doença pode ser tratada e suas consequências evitadas ou retardadas com medicamentos, exames regulares e tratamento de complicações.

Unidades aplicarão vacinas contra outras doenças
Além das ações de prevenção da Diabetes, as salas de vacina estarão abertas para Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação da Criança e do Adolescente com até 14 anos, 11 meses e 29 dias. Aplicação de vacinas contra COVID-19 e outras vacinas em adultos também serão aplicadas.

Para ser vacinado, basta comparecer a uma das unidades abertas neste sábado, portando documentos pessoais e a caderneta de vacinação.  Crianças e adolescentes devem estar acompanhados do responsável.

Campanha de prevenção e tratamento da Diabetes
Data: 12 de novembro (sábado)
Locais:
- Unidade de saúde “Oswaldo Nachbar”: Rua Ricieri Mai, O-805, bairro Maria Elena
- Unidade de saúde “Julio Bertolini”: Avenida Brasil, O-1700, bairro Michel Neme
- Unidade de saúde “Waldomiro Fernandes Mateus”: Avenida Josephina Lorenzetti, S-1055, bairro Antonio de Conti.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024