24 AGO 2022
No mês da Primeira Infância programa intensifica a promoção do desenvolvimento integral das crianças

NO MÊS DA PRIMEIRA INFÂNCIA PROGRAMA INTENSIFICA A PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DAS CRIANÇAS

O período, que vai dos 0 aos 6 anos de idade, é crucial não apenas para o desenvolvimento individual das crianças, mas para o crescimento do país, com a redução da desigualdade social. Os primeiros mil dias de vida é um período fundamental para o desenvolvimento de habilidades que servirão como base para o aprendizado na escola e na fase produtiva da vida adulta.

Pensando nisso, o Programa Criança Feliz, da Prefeitura Municipal de Pederneiras, aderiu ao Mês da Primeira Infância celebrado todo ano em agosto, intensificando seus serviços e conscientizando a população sobre os cuidados nos primeiros anos de vida das crianças.

Para auxiliar as famílias em vulnerabilidade social, como gestantes e crianças de até seis anos, o programa promove visitas domiciliares com profissionais capacitados a estimularem o desenvolvimento cognitivo, motor e afetivo infantil.

“Acreditamos no efetivo trabalho do programa e buscamos em nossas ações apoiar as famílias na atenção à primeira infância, através do estímulo ao desenvolvimento infantil integral, trabalhando o fortalecimento de vínculos familiares, fortalecendo o exercício da parentalidade, além de prevenir a ocorrência de situações de exclusão e riscos sociais” disse a assistente social e supervisora do Programa Criança Feliz em Pederneiras, Maiara Altieri.

Marco Legal da Primeira Infância
O país conquistou um importante avanço com o Marco Legal da Primeira Infância (Lei nº 13.257/2016), que trouxe princípios e diretrizes para a formulação e implementação de políticas públicas voltadas às crianças de até seis anos de idade.

Sobre o programa
O Programa Criança Feliz envolve várias políticas públicas com a finalidade de promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, considerando sua família e seu contexto de vida.

O Município realiza tais atendimentos no intuito de desenvolver além de crianças saudáveis e bem instruídas, adultos competentes e bem-sucedidos, visando sempre o progresso e desenvolvimento da cidade.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024