01 AGO 2022
Censo IBGE 2022 começa nesta segunda-feira (01)
CENSO IBGE 2022 COMEÇA NESTA SEGUNDA-FEIRA (01)

Cerca de 78 milhões de endereços serão visitados

Tem início nesta segunda-feira, 1º de agosto, o Censo 2022 que realizará visitas a população diretamente na residência, com o intuito de levantar informações por meio de um questionário que abrange características dos moradores e seus domicílios. A coleta de dados será realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE.

Para que serve o Censo?
O Censo Demográfico tem por objetivo contar os habitantes do território nacional, identificar suas características e revelar como vivem os brasileiros, produzindo informações importantes para a definição de políticas públicas e para tomada de decisões de investimentos da iniciativa privada ou de qualquer nível de governo.

O que será abordado?
Na pesquisa, é usada um questionário com perguntas de modo geral, como informações sobre a estrutura etária da população, o nível de educação, saúde, renda e emprego, as condições de habitação, o acesso a serviços públicos de saneamento, água potável, energia elétrica, telefonia e internet, a quantidade de pessoas com deficiência visual, auditiva e locomotora.
Além disso, ainda é verificada a presença de iluminação pública, calçamento, esgoto a céu aberto e depósito de lixo próximo às ruas de análise.

Obrigatoriedade e confidencialidade
A Lei nº 5.534, de 14 de novembro de 1968, que dispõe sobre a obrigatoriedade de prestação de informações estatísticas, assegura o caráter sigiloso das informações prestadas. De acordo com essa lei, as respostas ao questionário do Censo 2022 são absolutamente confidenciais e serão usadas exclusivamente para fins estatísticos. Em nenhuma hipótese as informações prestadas poderão ser vistas por pessoas estranhas ao serviço censitário.

NÃO serão solicitados dados bancários, como número de conta bancária, de cartão de crédito, saldo bancário, entre outros.

Mais informações pelo site: censo2022.ibge.gov.br

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024