18 MAI 2022
Prefeitura de Pederneiras realiza ações de conscientização e prevenção pelo Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Dia 18 de maio, além do Dia Nacional da Luta Antimanicomial, como já divulgado ontem (17), é também o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

A data, instituída pela Lei Federal 9.970/00, é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes e foi escolhido porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune.

E neste ano, as equipes multidisciplinares da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social, CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), da Prefeitura de Pederneiras, realizam a Campanha "Faça Bonito" - Contra o Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

A ação será realizada no dia 22 de maio, a partir das 10h, na Praça da Matriz “Joaquim de Campos Salles”, com conscientização, prevenção, distribuição de cartilha educativa para as crianças e também, a apresentação teatral “Denunciar é seu dever”.

“Em 2022, são 20 anos "fazendo bonito” na luta pelos direitos de crianças e adolescentes e nós estamos dispostos a continuar nos mobilizando e garantindo a proteção e o direito ao desenvolvimento de forma segura e protegida, livre do abuso e da exploração sexual às crianças e aos adolescentes. Convidamos você e toda a sua família para que, juntos, continuemos nessa luta” disse a secretária municipal de desenvolvimento e assistência social, Leticia Melchiades.

Como colaborar e denunciar

Se tiver suspeita ou conhecimento de alguma criança ou adolescente que esteja sofrendo violência, deve denunciar discando 100 (Direitos humanos) ou procurando o Conselho Tutelar de Pederneiras, 190 Delegacia ou CREAS pelo telefone (14) 3283-3536.