29 MAR 2022
MEMÓRIA PEDERNEIRAS: Primeiro Asilo de Pederneiras

MEMÓRIA PEDERNEIRAS: PRIMEIRO ASILO DE PEDERNEIRAS

Durante as pesquisas que realizei para escrever o “Memória Pederneiras” de outubro do ano passado, cujo título foi “Transporte Coletivo Intermunicipal em Pederneiras”, encontrei o seguinte documento:

DECRETO

Como podemos observar, no decreto há a descrição de uma área no centro da cidade que pertenceu a Conferência São Vicente de Paulo (Asilo).

Aproximadamente dois meses depois, em 20 de dezembro de 2021, o site da Prefeitura Municipal de Pederneiras noticiou a assinatura de convênio para o projeto “Vida Longa”, no qual haverá a construção de 28 moradias para idosos em vulnerabilidade social em nosso município.

Em conversa com Eunice Maria Furlani Nicolielo, ela falou que ficou sabendo da assinatura do convênio e que há muitos anos, o Asilo tinha casas para idosos carentes habitarem e que as mesmas ficavam localizadas na Vila Schiavon. No momento, me lembrei do decreto acima citado. Continuei a conversar com mais pessoas e fui informada que a Igreja Católica foi, por muitas décadas, a administradora desse primeiro asilo.

Atualmente, o asilo possui uma diretoria que o administra, sendo a Igreja Católica apenas colaboradora em campanhas beneficentes ao mesmo e celebra missas na capela local (estão suspensas devido a pandemia de COVID-19).

A transferência do antigo asilo para o local atual aconteceu porque não havia as mínimas condições de higiene para a vivência dos idosos por não haver o fornecimento regular de água encanada e nem sistema de esgoto.

Algumas pessoas irão se recordar de que anos atrás ainda restavam duas casas desse antigo asilo. Elas ficavam localizadas na rua Siqueira Campos, no quarteirão entre as ruas Damazio Rodrigues de Moraes e Professor Antonio Volponi.

Local do antigo asilo

Fontes:

Eunice Maria Furlani Nicolielo

Rinaldo Toufik Razuk

Waldormiro Rett

Foto: Maria da Glória Batista

Matéria: https://www.pederneiras.sp.gov.br/portal/noticias/0/3/5042/convenios-para-construcao-do-novo-centro-comunitario-do-maria-elena-e-de-residencial-para-idosos-sao-assinados

Memória Pederneiras

Recordar é valorizar a história de nossa cidade. Com pesquisa elaborada pela historiadora Anna Carolina Fonseca, o quadro Memória Pederneiras aborda todo mês uma personalidade, prédio, evento, entre outros, que aconteceu em nossa cidade para resgatar e estimular a cultura histórica de Pederneiras.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024