28 DEZ 2021
Instituto Bruno Cury entrega kits de alimentos doados pelos alunos da escola SESI

INSTITUTO BRUNO CURY ENTREGA KITS DE ALIMENTOS DOADOS PELOS ALUNOS DA ESCOLA SESI

A ação teve a participação do vice-prefeito Joãozinho da Farmácia e marcou o encerramento do projeto desenvolvido pela escola

Na tarde do último dia 17, sexta-feira, o vice-prefeito Joãozinho da Farmácia participou da ação de entrega de cestas básicas aos idosos atendidos pelo Instituto Bruno Cury, compostas por alimentos doados pelos alunos da escola SESI. A ação fez parte do Projeto de Práticas Sociais e Culturais que propôs aos alunos identificar e investigar problemas da comunidade em que vivem, do estado, país ou mundo, e propor, de forma colaborativa, soluções para os problemas identificados.

Com duração de 3 meses e início em setembro deste ano, foi realizada a escuta ativa onde os alunos do 4º e 5º ano B do Ensino Fundamental I da escola SESI de Pederneiras/SP, fizeram o levantamento dos temas que poderiam beneficiar a sociedade. Após discussões, o tema votado para ser aprofundado foi “Cuidado com os idosos e os impactos no decorrer da pandemia”. Durante o projeto foi discutida a maneira de ser um voluntário para ajudar os idosos, esquematizando cronograma para a execução dos trabalhos e ações. “É muito importante haver a iniciativa das crianças em ajudar os idosos nessa etapa da vida, com gestos e ações” disse o diretor do Instituto Bruno Cury, Dr. Rubens Cury.

Nos meses de outubro e novembro, as pesquisas foram aprofundadas e uma das propostas discutidas foi a maneira mais eficaz de colaborar com os idosos desde a infância, chegando-se à conclusão de que o preconceito deve ser debatido. Para isso, os alunos compartilharam suas pesquisas com demais colegas e funcionários da escola, e conseguiram a colaboração de todos na arrecadação de alimentos, produtos de higiene e limpeza para montar os kits, além de bilhetes com mensagens de carinho. “Um dos desafios que temos em relação aos idosos é o combate ao preconceito. É fundamental que as mudanças e a conscientização da importância dos idosos na sociedade comecem desde a infância” disse o diretor.

A apresentação final teve a participação do médico Dr. Rubens Cury, da fisioterapeuta Aline Ribeiro e da assistente social Eliane Elias, em um bate papo com os funcionários e alunos do 6ºs e 7ºs anos A e B. O intuito do bate papo era mobilizar e divulgar o trabalho do Instituto Bruno Cury com a seguinte temática: “Como ser um voluntário que possa ajudar os idosos da cidade de Pederneiras?”.

“Aproveito para parabenizar a direção, coordenação e professores da escola SESI pelo excelente trabalho realizados com os alunos. E claro, aos alunos, pela pesquisa e ações realizadas. Que essa ação sirva de exemplo para outras escolas e para as famílias ensinarem, desde cedo, a importância que tem a pessoa idosa para a sociedade” orienta o Dr. Rubens.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024