17 DEZ 2021
CAPS de Pederneiras promove almoço especial de Natal

CAPS de Pederneiras promove almoço especial de Natal

O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Pederneiras realizou nesta quinta-feira, dia 16 de dezembro, no Clube da Terceira Idade “Renascer”, o seu tradicional Almoço de Natal para os pacientes atendidos pela unidade.

O evento, que contou com a presença de mais de 50 pessoas, teve como objetivo favorecer a inclusão e a interação social, o fortalecimento de vínculos entre os pacientes, seus familiares e com os profissionais do setor, além de proporcionar momentos de descontração e estimular a autonomia e a independência. No evento também foi realizada uma atividade lúdica com os pacientes e sorteio de brindes.

Outras atividades externas são realizadas com o público atendido durante todo o ano. No mês de novembro, os atendidos despertaram a criatividade com a pintura de parte do muro do cemitério municipal.

Além disso, os pacientes participaram este ano de oficinas terapêuticas como o cultivo de horta, oficina de artesanato, de fios, de reciclagem, de costura, de beleza, entre outras.

Centro de Atenção Psicossocial

O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) é uma unidade especializada em saúde mental para tratamento e reinserção social de pessoas com transtornos mentais. Os assistidos são acompanhados por uma equipe multidisciplinar, composta por assistente social, psicólogos, psiquiatras, enfermeiro, entre outros profissionais.

O local atende pacientes de todas as idades com transtornos psiquiátricos moderados e severos, nas modalidades de atendimento psicológico grupal e/ou individual, consulta médica e grupos de orientação para familiares. Além disso, oferece tratamento para dependentes de álcool e outras drogas.