16 NOV 2021
Novembro Azul: Prefeitura de Pederneiras intensifica ações para promover a saúde do homem

A Prefeitura de Pederneiras, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promove o Novembro Azul, mês dedicado a alertar aos homens e à sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata, além de outras doenças masculinas. Neste ano, a campanha aproveita para reforçar a retomada dos cuidados com a saúde masculina de forma integral.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), a cada 38 minutos, um homem morre no Brasil pelo câncer de próstata. A mortalidade pela doença é alta e ceifa 28,6% dos que desenvolvem neoplasias malignas.

O que é a próstata?

É uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas, e se assemelha a uma castanha. Ela localiza-se abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma.

Quais os sintomas?

Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Na fase avançada, os sintomas são:

• dor óssea;
• dores ao urinar;
• vontade de urinar com frequência;
• presença de sangue na urina e/ou no sêmen.

Prevenção e tratamento

A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Para isso, é realizado o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos e que pode detectar a doença ainda em fase inicial para que seja possível iniciar o tratamento logo em seguida.

Os exames periódicos são recomendados para todos os homens a partir dos 45 anos  de idade  e para homens com fatores de risco, é recomendado realizar os exames desde os 40 anos. Alguns dos fatores de risco são: ser afrodescendente, ser obeso, possuir histórico familiar ou ter alteração do PSA  (Antígeno Prostático Específico). Fora dessa faixa etária e dessa periodicidade, é necessário solicitação médica para realização do exame.

Para realizar os exames, é necessário agendar consulta com o médico urologista comparecendo ao Centro de Especialidades e Diagnósticos, levando RG e comprovante de residência atual. Os exames são gratuitos e poderão ser realizados durante todo o mês.

“Pedimos a ajuda das mulheres, para que conversem e levem seus esposos, pais, filhos, irmãos e amigos para o Centro de Especialidades e Diagnósticos para que eles tenham um acompanhamento e cuidem da saúde. A prevenção é importante para que seja possível iniciar o tratamento o quanto antes”, alerta a Prefeita Ivana Bertolini Camarinha

O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, ficando atrás, apenas, do câncer de pele. O exame preventivo é fundamental para o diagnóstico precoce, que aumenta as chances de cura do paciente, mas, por preconceito, muitos homens ainda deixam de fazer o exame de toque retal e se expõem aos riscos da doença.

Agendamento de exames de detecção do Câncer de Próstata em homens

Local: Centro de Especialidades e Diagnósticos "Lara F. A. Beltramini" localizado na Avenida Bernardino Flora Furlan, nº 1557, Parque Pederneiras I

Horário: das 7h às 17h – de segunda a sexta-feira, durante todo o mês de novembro

Mais informações: (14) 3283-1451