Ir para o conteúdo

Prefeitura de Pederneiras
Acompanhe-nos:
Rede Social Instagram
Rede Social Facebook
Rede Social Youtube
Notícias
Enviar para um amigo!
Indique essa página para um amigo com seus dados
Obs: campos com asterisco () são obrigatórios.
Enviando indicação. Por favor, aguarde...
SET
20
20 SET 2021
COVID-19: Vacinação da 3ª dose para idosos de 80 anos ou mais e para pessoas com alto grau de imunossupressão inicia nesta terça-feira

COVID-19: VACINAÇÃO DA 3ª DOSE PARA IDOSOS DE 80 ANOS OU MAIS E PARA PESSOAS COM ALTO GRAU DE IMUNOSSUPRESSÃO INICIA NESTA TERÇA-FEIRA

A Prefeitura de Pederneiras, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, inicia nesta terça-feira, dia 21, vacinação com dose adicional (3ª dose) para idosos de 80 anos ou mais que tenham recebido a 2ª dose há mais de 6 meses e também para pessoas com alto grau de imunossupressão, com pelo menos 28 dias após a última dose do esquema vacinal (segunda dose ou dose única).

Considera-se pessoas com alto grau de imunossupressão os indivíduos que possuam:

·       Imunodeficiência primária grave

·       Quimioterapia para câncer

·       Transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras

·       Pessoas vivendo com HIV/Aids

·       Uso de corticóides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por ≥14 dias.

·       Uso de drogas modificadoras da resposta imune: Metotrexato; Leflunomida; Micofenolato de mofetila; Azatiprina; Ciclofosfamida; Ciclosporina; Tacrolimus; 6-mercaptopurina; Biológicos em geral (infliximabe, etanercept, humira, adalimumabe, tocilizumabe, Canakinumabe, golimumabe, certolizumabe, abatacepte, Secukinumabe, ustekinumabe); Inibidores da JAK (Tofacitinibe, baracitinibe e Upadacitinibe).

·       Pacientes em terapia renal substitutiva (hemodiálise)

·       Pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (reumatológicas, auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias).

Segundo o Ministério da Saúde, a aplicação de uma nova dose foi amplamente discutida por vários especialistas na Câmara Técnica Assessora de Imunização COVID-19 (CTAI) que consideraram o aumento da resposta imune do organismo após a aplicação de uma nova dose, principalmente na população mais vulnerável aos sintomas mais graves da doença.

A Secretaria Municipal de Saúde informa que todas as vacinas contra a COVID-19 disponíveis no Brasil são seguras, eficazes e têm a finalidade de proteger contra a doença e reduzir chances de infecções graves pelo coronavírus. “Utilizaremos a vacina que for disponibilizada para a dose adicional, independente do laboratório” explica Beatriz Pereira, enfermeira e coordenadora da vigilância epidemiológica de Pederneiras.

Como receber o imunizante

Para receber a dose adicional, o idoso ou o paciente imunossuprimido deve procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência ou trabalho, hoje e durante toda a semana a partir das 8h, apresentando documento com foto e a carteirinha de vacinação contra COVID-19. Uma nova carteirinha será entregue com a informação da nova dose.

Pessoas acamadas ou domiciliadas receberão a vacina contra COVID-19 em suas residências pelas equipes de saúde. Para isso, seus familiares devem procurar a unidade de saúde mais próxima de sua casa, apresentando documento de identidade, para realizar o agendamento e atualizar os dados do idoso.

Outros públicos

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, também podem receber a dose do imunizante as pessoas que pertencem a outros grupos que já foram contemplados e que ainda não receberam nenhuma dose da vacina, incluindo os idosos que ainda não tomaram a 2ª dose da vacina e que estão com a vacina ATRASADA, ou seja, que já eram para ter recebido a 1ª ou 2ª dose e ainda não foram imunizadas também devem procurar a unidade de saúde para receber a vacina.

A Secretaria de Saúde orienta ainda que é necessário intervalo de 15 dias entre a dose da vacina contra COVID-19 e de outra vacina e, caso tenha sido infectado pelo vírus, deve aguardar 30 dias para receber a dose.

Mais informações e dúvidas pelo telefone (14) 3283-2890.

Seta
Versão do Sistema: 3.1.9 - 17/01/2022
Copyright Instar - 2006-2022. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia