30 AGO 2021
Prefeitura de Pederneiras lança programa de Controle do Tabagismo

PREFEITURA DE PEDERNEIRAS LANÇA PROGRAMA DE CONTROLE DO TABAGISMO

Em celebração ao Dia Nacional de Combate ao Fumo comemorado ontem, dia 29, a Secretaria Municipal de Saúde, da Prefeitura de Pederneiras, lança o programa de Controle do Tabagismo que tem como principal objetivo promover ambientes livres de tabaco, com ferramentas para auxiliar seus participantes no combate ao uso do cigarro, orientando o fumante sobre os riscos à saúde que o hábito de fumar pode causar e sobre a importância da dedicação do próprio indivíduo neste processo de cessação do tabagismo.

"Era uma reivindicação antiga e agora conseguimos o credenciamento no Programa Nacional de Controle do Tabagismo. Parar de fumar não é uma simples questão de força de vontade. A boa notícia é que quem quer parar de fumar, mas não consegue, receberá apoio de profissionais capacitados. O programa conta com equipe de psicólogos, enfermeiro, assistente social, farmacêutico e médico psiquiatra", explica a secretária municipal de saúde, Paula Gomes.

No início do tratamento, o grupo terá sessões semanais às terças-feiras, com a equipe multiprofissional, além do medicamento e ajuda psicológica para evitar recaída. Com o decorrer do tratamento, as sessões diminuem para quinzenais e, depois, para mensais. O medicamento, que será oferecido no início da terapia de acordo com a avaliação médica, seguirá os critérios de tratamento do tabagismo determinado pelo Ministério da Saúde, que auxiliará o fumante nas "crises" ansiosas e de abstinência, reduzindo a falta do cigarro.

“Não existe solução milagrosa ou um medicamento que faça o paciente abandonar o vício do cigarro, mas sim um tratamento que visa a mudança de comportamento do fumante, criando estratégias junto ao dependente para que ele evite recaídas. No entanto, o sucesso depende da vontade dele de querer parar de fumar”, explica Paula Fontes, coordenadora do CAPS.

Como se inscrever

Para se inscrever, é necessário entrar em contato com o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS I) pelo telefone (14) 3284-4442, de segunda à sexta-feira, das 8h às 16h. O programa está previsto para iniciar em 14 de setembro, às 10h e as vagas são limitadas.

Tabagismo e a dependência

O cigarro causa dependência química e quem decide por abandonar o vício passa por grandes desconfortos físicos e psicológicos que trazem sofrimento, devido às crises de abstinência. Entender o que acontece com o tabagista e suas tentativas de parar de fumar é fundamental para que se possa ter a real dimensão do problema.

A Organização Mundial da Saúde aponta que o tabaco mata mais de 8 milhões de pessoas por ano, sendo que mais de 7 milhões dessas mortes resultam do uso direto desse produto, enquanto cerca de 1,2 milhões é o resultado de não-fumantes expostos ao fumo passivo.

O tabagismo é uma doença que contribui para o desenvolvimento de vários tipos de câncer, além de estar associado às doenças crônicas não transmissíveis, tais como tuberculose, infecções respiratórias, úlcera gastrintestinal, impotência sexual, infertilidade em mulheres e homens, osteoporose, catarata e ser uma das causas dos acidentes cerebrovasculares e ataques cardíacos mortais.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024