11 AGO 2021
Mês da Primeira Infância busca sensibilizar para a valorização dessa fase do desenvolvimento do ser humano

MÊS DA PRIMEIRA INFÂNCIA BUSCA SENSIBILIZAR PARA A VALORIZAÇÃO DESSA FASE DO DESENVOLVIMENTO DO SER HUMANO

O mês de Agosto é muito importante para o setor social. Referenciado como Agosto Dourado que ressalta a importância do aleitamento materno e como Agosto Lilás que promove o enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, neste mês também é lembrado como o MÊS DA PRIMEIRA INFÂNCIA, iniciativa que tem como objetivo dar visibilidade à pauta e sensibilizar para a valorização dessa fase do desenvolvimento do ser humano.

O mês foi escolhido devido à comemoração do Dia da Infância, em 24 de agosto. Consideramos como Primeira Infância o período do nascimento até os 6 anos de idade. É a janela em que experiências, descobertas e afeto são levados para o resto da vida” disse a assistente social e supervisora do Programa Criança Feliz em Pederneiras, Maiara Altieri.

A campanha está sendo realizada nacionalmente por meio de atividades que ocorrerão durante todo o mês de agosto de 2021, com exposições sobre a temática, envolvendo palestrantes e convidados, em diversos formatos. Confira a programação completa que está disponível no site do Ministério da Cidadania, clicando aqui: https://www.gov.br/cidadania/pt-br/acoes-e-programas/crianca-feliz/primeira-infancia

Marco Legal da Primeira Infância

O país conquistou um importante avanço com o Marco Legal da Primeira Infância (Lei nº13.257/2016), que trouxe princípios e diretrizes para a formulação e implementação de políticas públicas voltadas às crianças de até seis anos de idade. Foi o reconhecimento de que os primeiros anos de vida representam uma janela única de oportunidade para o desenvolvimento neurológico, cognitivo, psicomotor e emocional das crianças.

“Os pais, avós, tios e cuidadores, devem ter ciência da importância do cuidado integral à criança, visto que, além da saúde física elas também necessitam de estímulos para a interação com a sociedade e o desenvolvimento intelectual, para se tornarem adultos autônomos e com boa relação social e profissional” explica a secretária municipal de desenvolvimento e assistência social, Leticia Camargo.

Há vários documentos importantes sobre direitos humanos, nacionais e internacionais, abrangendo crianças e adolescentes, como o Estatuto da Criança e do Adolescente, a Declaração Universal dos Direitos Humanos e a Convenção sobre os Direitos da Criança

A principal política do governo federal para a primeira infância é o programa Criança Feliz, coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social.

Programa Criança Feliz

O Programa Criança Feliz tem caráter intersetorial, ou seja, envolve várias políticas públicas com a finalidade de promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, considerando sua família e seu contexto de vida.

“Dando a devida importância ao trabalho à Primeira Infância, o nosso município aderiu ao Programa, investindo no desenvolvimento de nossas crianças. Atualmente, temos 123 atendidos, entre gestantes e crianças de 0 a 36 meses e suas famílias, bem como crianças de 37 a 72 meses e suas famílias beneficiárias do BPC” explica a supervisora Maiara.

Mesmo neste período de pandemia, o programa continua se expandido, com atendimento remoto às referidas famílias e em casos mais específicos, com o auxílio das visitadoras do programa.

“Acreditamos no efetivo trabalho do programa e buscamos em nossas ações apoiar as famílias na atenção à primeira infância, através do estímulo ao desenvolvimento infantil integral, trabalhando o fortalecimento de vínculos familiares, fortalecendo o exercício da parentalidade, além de prevenir a ocorrência de situações de exclusão e riscos sociais” finaliza Maiara.

O Município prioriza tais atendimentos, no intuito de desenvolver além de crianças saudáveis e bem instruídas, adultos competentes e bem-sucedidos, visando sempre o progresso e desenvolvimento da cidade.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024