09 AGO 2021
Agosto Lilás previne e orienta sobre a violência contra a mulher

AGOSTO LILÁS PREVINE E ORIENTA SOBRE A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

Neste mês, a Prefeitura de Pederneiras, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social, promove o “Agosto Lilás”, campanha de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, com objetivo sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre o necessário fim da violência contra a mulher, divulgar os serviços especializados da rede de atendimento à mulher em situação de violência e os mecanismos de denúncia existentes.

Além disso, a campanha busca intensificar a divulgação da Lei Maria da Penha (lei nº 11.340, de 7 de agosto de 2006) considerada uma das 3 melhores leis do mundo na proteção das mulheres em situação de violência que neste ano completa 15 anos de vigência no Brasil. “A lei garante às mulheres o direito de atendimento especializado e medidas protetivas contra o agressor” explica a assistente social responsável pelo atendimento às mulheres vítimas de violência, Maiara Altieri.

A lei prevê cinco tipos de violência:

- Violência física: agressão física (empurrar, chutar, amarrar, bater) ou feminicídio

- Violência psicológica: humilhar, insultar, isolar, perseguir, ameaçar

- Violência moral: que imputa mentiras e ofende a dignidade da mulher

- Violência sexual: quando a mulher é força a manter relações contra sua vontade

- Violência patrimonial: quando a mulher tem seus bens controlados pelo seu agressor ou quando ele não a deixa trabalhar

Para realizar uma denúncia anônima de violência contra a mulher, basta discar 100 ou 180. A ligação é gratuita.

Rede de Enfrentamento à Violência

Em Pederneiras, existem órgãos com profissionais capacitados para atender as mulheres vítimas de violência:

- CREAS (Centro de Referência Especializado em Assistência Social): Rua Gonçalves Ledo, O-46, Jardim América. Telefone: (14) 3283-3536

- CRAS (Centro de Referência de Assistência Social): Rua Felisberto José Magnani, O-620, Cidade Nova. Telefone: (14) 3284-6787

- Unidade de Atendimento Social: Av. Josephina Lorenzeti S-1085 (ao lado do PSF), bairro Antônio De Conti. Telefone: (14) 3284-1588

“Se reconhecer em uma relação abusiva é o primeiro passo para romper o ciclo de violência. Não tenha medo. Procure ajuda. A partir do contato com um profissional, a mulher recebe orientações e atendimento seguro e especializado” explica a coordenadora do CREAS, Caroline Francelim.

O que é feminicídio?

Feminicídio é o nome dado ao assassinato de mulheres por causa do gênero. Ou seja, elas são mortas por serem do sexo feminino. O Brasil é um dos países em que mais se matam mulheres, segundo dados do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos. A tipificação do crime de feminicídio é recente no Brasil. A Lei do Feminicídio (Lei 13.104) entrou em vigor em 9 de março de 2015.

“Mulheres, nós não estamos sozinhas. Se você se identificou com algum aspecto demonstrado neste texto, quebre o ciclo de violência e procure ajuda. E mesmo você que não sofre de violência, ajude a propagar essa mensagem. Devemos dar um basta na violência contra a mulher. A Prefeitura de Pederneiras está pronta para atender e trazer segurança e conforto às vítimas. Denuncie e, mais uma vez, procure ajuda” disse a Prefeita Ivana M. Bertolini Camarinha.