28 JUL 2021
Prefeitura de Pederneiras intensifica ações para atender a população em situação de rua diante da previsão de frio intenso

A Prefeitura de Pederneiras, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social em parceria com a equipe da Defesa Civil e a Comunidade Casa de Maria, estará realizando atendimento especial aos moradores em situação de rua, durante este período em que está previsto uma forte onda de frio no município.

As pessoas em situação de rua estão sendo abordadas nas ruas e encaminhadas para a entidade Casa de Maria, para serem abrigadas nesses dias de frio intenso. Na entidade, serão disponibilizadas refeições, local para dormir, cobertores, agasalhos e banheiros com produtos de higiene pessoal.

“É um momento de união e amor ao próximo. Estamos intensificando a abordagem e o encaminhamento das pessoas para a Comunidade Casa de Maria que realiza, não só agora, mas durante todo ano, trabalho de orientação e acolhimento das pessoas em situação de rua” explica a Prefeita Ivana. “Aproveito para agradecer as empresas e a população pelas doações de roupas e agasalhos para as pessoas e para os animais, a Defesa Civil que está sempre disposta a ajudar, a todos os servidores municipais e os funcionários da Comunidade Casa de Maria pelo excelente trabalho” agradece ela.

Conheça o trabalho realizado o ano todo pela Comunidade Casa de Maria

A Comunidade Casa de Maria realiza, durante todo o ano,
atendimento às pessoas com mais de 18 anos de idade e que estejam em situação de rua e desabrigo, com vínculos familiares rompidos ou fragilizados, migração e ausência de residência ou pessoas em trânsito e sem condições de autossustento, no Serviço de Acolhimento Institucional para Adultos e Famílias e Casa de Passagem.

As pessoas em situação de vulnerabilidade que procuram a entidade recebem alimentação, sendo 06 refeições diárias, produtos de higiene pessoal, banho, troca de roupas e pouso.

Os atendimentos da Comunidade Casa de Maria visam garantir a proteção integral dos indivíduos e a promoção do acesso à rede socioassistencial, demais órgãos do Sistema de Garantia de Direitos e às demais políticas públicas, bem como a reintegração familiar e comunitária. Para isso, é realizado um diagnóstico psicossocial da situação de cada acolhido pela equipe técnica e triagem na área da saúde pelo setor de enfermagem, em busca de conhecer as necessidades para a realização dos encaminhamentos necessários.

As atividades diárias são desenvolvidas através de projetos em grupo e atendimentos individuais. No momento, estão sendo realizados os projetos de Horta, Dia da Beleza, Humanizando Vidas, Restaurar e Busca Ativa.

A Comunidade Casa de Maria está localizada na Avenida Tranquilo Rozante, L-1.900, e continua recebendo doações de materiais de higiene pessoal e limpeza e alimentos não-perecíveis. Outras informações pelo telefone (14) 3283-3137.