26 JUL 2021
DICA DE LIVRO: Arquivo Fotográfico Memória de Pederneiras: Cidade, Prédios e Logradouros

DICA DE LIVRO:
ARQUIVO FOTOGRÁFICO MEMÓRIA DE PEDERNEIRAS: CIDADE, PRÉDIOS E LOGRADOUROS

LIVRO: Arquivo Fotográfico Memória de Pederneiras – Volume 1 – Cidade, Prédios e Logradouros

AUTOR: Rinaldo Toufik Razuk

SINOPSE:

No volume I do Arquivo Fotográfico Memória de Pederneiras, o autor Rinaldo Toufik Razuk, selecionou fotos da cidade, de prédios e ruas, além de fotos da CIA Paulista de Estradas e Ferro (linha férrea), da antiga Estação Ferroviária, da Igreja Matriz de São Sebastião, entre outros.

SOBRE O AUTOR

Nascido em Pederneiras e filho de Toufik Rachid Razuk e Laura Braz Razuk, Rinaldo Toufik Razuk teve grande colaboração no resgate histórico do município. Foi em 1987, ao assistir um documentário fotográfico na TV Cultura sobre a cidade de São Paulo, que decidiu resgatar a história de Pederneiras, desejo este que nasceu ainda em sua adolescência quando conheceu o fotógrafo Artemio Mordacchini que lhe exibiu antigas fotos e filmes em seu estúdio, com um acervo de mais de 2.000 fotos e 20 filmes registrados desde os anos de 1920 até 1960 mostrando acontecimentos importantes da história da cidade que, após sua morte, foram descartados sem consciência cultural e histórica.

Assim começou sua busca para organizar e resgatar a história de Pederneiras, pesquisando em jornais, documentos, atas e fotos, além de entrevistas com diversas pessoas.

Além disso, Rinaldo participou de inúmeros eventos e acontecimentos históricos e culturais de Pederneiras, como na colaboração da programação da Rádio Cultura, onde apresentou e produziu mais de 20 programas; na produção de 17 documentários destacando aspectos da cidade e sua gente, esportes, escolas, artes e os imigrantes, além de álbuns da memória fotográfica entre os anos de 1987 e 1993; das comemorações do Centenário do Município em 1991; como um dos fundadores do Cine Sétima Arte de 1994, entre diversos outros.

Disponível para empréstimo na BIBLIOTECA MUNICIPAL

Quer reservar este livro ou saber sobre outros livros para empréstimo? Entre em contato com a Biblioteca Municipal “Paula Rached”, pelo telefone (14) 3252-3100 ou pelas redes sociais (Instagram e Facebook) das 7h às 12h e das 13h às 16h, e continue acompanhando a página da Prefeitura!