23 JUL 2021
Julho Amarelo: Prefeitura de Pederneiras realiza testes rápidos para detecção do vírus das hepatites

JULHO AMARELO: PREFEITURA DE PEDERNEIRAS REALIZA TESTES RÁPIDOS PARA DETECÇÃO DO VÍRUS DAS HEPATITES

A Secretaria Municipal de Saúde, da Prefeitura de Pederneiras, realiza neste sábado, dia 24, amanhã, testes rápidos para detecção do vírus das hepatites B e C, das 8h às 13h, na unidade de saúde “Joaquim Cortegoso”, o Postão, localizado na Rua Eliazar Braga, 184, centro.

“A maioria dos portadores não sabe que tem a doença e acabam transmitindo-a para outras pessoas. Por isso, a prevenção e o diagnóstico são importantes” explica a secretária de saúde, Paula Gomes.

O que são as hepatites virais

A hepatite é qualquer inflamação do fígado e pode ser causada por infecções (vírus, bactérias), bebidas alcoólicas, medicamentos, drogas, doenças hereditárias (depósitos anormais de ferro, cobre) e autoimunes.

Como evitar as hepatites A e E:

• Utilizar água tratada e lavar bem os alimentos;
• Lavar as mãos com água e sabão antes de comer e depois de ir ao banheiro;
• Beber água fervida ou filtrada;
• Lavar bem os alimentos, frutas, verduras e legumes quando for comê-los crus;
• Cozinhar bem mariscos e frutos do mar.

Como evitar as hepatites B, C e D:
• Não compartilhar agulhas e seringas com outras pessoas;
• Não usar lâminas de barbear de outras pessoas;
• Quando for na manicure ou pedicure, levar seu próprio jogo de instrumentos como alicates ou verificar se os materiais são esterilizados em autoclave ou descartados após o uso;
• Em qualquer relação sexual, usar camisinha.