19 JUL 2021
DICA DE LIVRO: Holocausto brasileiro: Genocídio: 60 mil mortos no maior hospício do Brasil

AUTORA: Daniela Arbex

SINOPSE:

Durante décadas, milhares de pacientes foram internados à força, sem diagnóstico de doença mental, num enorme hospício na cidade de Barbacena, em Minas Gerais. Ali foram torturados, violentados e mortos sem que ninguém se importasse com seu destino. Eram apenas epilépticos, alcoólatras, homossexuais, prostitutas, meninas grávidas pelos patrões, mulheres confinadas pelos maridos, moças que haviam perdido a virgindade antes do casamento. Ninguém ouvia seus gritos. Jornalistas famosos, nos anos 60 e 70, fizeram reportagens denunciando os maus tratos. Nenhum deles ― como faz agora Daniela Arbex ― conseguiu contar a história completa. O que se praticou no Hospício de Barbacena foi um genocídio, com 60 mil mortes. Um holocausto praticado pelo Estado, com a conivência de médicos, funcionários e da população.

SOBRE A AUTORA

Daniela Arbex é uma das jornalistas mais premiadas de sua geração. Seu livro, o best-seller "Holocausto brasileiro", foi eleito Melhor Livro-Reportagem do Ano pela Associação Paulista de Críticos de Arte (2013) e segundo melhor Livro-Reportagem no prêmio Jabuti (2014). Com mais de 300 mil exemplares vendidos no Brasil e em Portugal, a obra ganhou as telas da TV em 2016, no documentário produzido com exclusividade para a HBO, com exibição em mais de 40 países. É autora de "Cova 312", o livro também venceu o prêmio Jabuti em 2016 na categoria livro-reportagem. Daniela tem mais de 20 prêmios nacionais e internacionais no currículo, entre eles três prêmios Esso, o americano Knight International Journalism Award (2010) e o prêmio IPYS de Melhor Investigação Jornalística da América Latina (2009). Há 21 anos trabalha no Jornal Tribuna de Minas, onde é repórter especial.

Disponível para empréstimo na BIBLIOTECA MUNICIPAL

Quer reservar este livro ou saber sobre outros livros para empréstimo? Entre em contato com a Biblioteca Municipal “Paula Rached”, pelo telefone (14) 3252-3100 ou pelas redes sociais (Instagram e Facebook) das 7h às 12h e das 13h às 16h, e continue acompanhando a página da Prefeitura!