16 JUN 2021
Volta às aulas presenciais continuam de forma gradativa em Pederneiras

Volta às aulas presenciais continuam de forma gradativa em Pederneiras

A Prefeitura de Pederneiras, por meio da Secretaria Municipal de Educação, após quatorze meses, retorna gradativamente as aulas presenciais da Rede Municipal de Ensino.

Durante o mês de maio os profissionais da educação planejaram com muito cuidado, prudência e responsabilidade o ambiente escolar para o retorno às aulas, seguindo todas as normas de segurança estabelecidas na prevenção do COVID-19.

Apesar do retorno às aulas presenciais serem opcionais, segundo a Secretaria Municipal de Educação, tanto os professores e servidores, como os alunos que optarem pelo retorno, reviveram do medo à esperança e puderam estreitar os vínculos de amor e respeito.

“Obtivemos uma significativa participação de todos os segmentos: Creche, Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino de Jovens e Adultos. O resultado do retorno presencial superou as expectativas, basta olhar o entusiasmo e a alegria das crianças” conta a secretária municipal de educação, professora Claudia M. Melozi Gregolin.

Neste mês de junho, foram ofertadas as aulas presenciais das disciplinas de Arte, Educação Física, Informática Educacional e Inglês, além do retorno ao Atendimento Educacional Especializado que é realizado de forma individualizada aos alunos com deficiência e dificuldades de aprendizagem que optaram pelo ensino híbrido nas Salas de Recursos Multifuncionais, com avaliações específicas e oferta de diferentes recursos pedagógicos. As Escolas de Tempo Integral também retornaram com Educação Ambiental, Dança, Musicalização, Responsabilidade Social e atendimento no contraturno.

“Nenhum sistema educacional foi construído para lidar com paralisações prolongadas como as impostas pela pandemia do COVID-19. Professores, gestores e pais têm se dedicado muito para manter o aprendizado vivo. No entanto, é notório que esses esforços não sejam suficientes para fornecer a qualidade da educação oferecida na sala de aula. Nossa maior preocupação é com os danos em longo prazo em razão desse fato. Ainda são de difícil mensuração, mas com certeza toda a equipe não medirá esforços para superá-los” explica Claudia.