COVID-19: PEDERNEIRAS PERMANECE NA FASE EMERGENCIAL DO PLANO SÃO PAULO DE COMBATE À PANDEMIA DE COVID-19
A Prefeitura de Pederneiras informa que o munícipio permanece na FASE EMERGENCIAL com medidas mais duras de restrição de algumas atividades. A ação foi imposta pelo Governo Estadual desde o dia 15 de março e faz parte do Plano SP de retomada consciente da atividade econômica no Estado, que segue critérios médicos e epidemiológicos, e deve durar até o dia 30 deste mês.
A estratégia tem o objetivo de reduzir o fluxo de pessoas para assim diminuir o risco de contágio por coronavírus e foi determinada devido ao aumento no número de casos positivos, maior número de pacientes com a doença internados em UTIs da região e de uma gravidade elevada da doença.
“Estamos vivendo uma verdadeira situação de guerra. Recordes de mortes a cada dia e, não são apenas números, são vidas sendo perdidas, filhos, pais, mães, tios, primos, vizinhos. Todos nós conhecemos alguém, mesmo que não seja familiar, que teve sua vida ceifada por essa doença” disse a Prefeita Ivana Bertolini Camarinha.
Segundo a Santa Casa de Pederneiras, hoje, dos 08 leitos de UTI Covid-19, 09 pacientes estão entubados, ou seja, uma taxa de ocupação de 113%. Já a enfermaria Covid-19, está com 07 pacientes internados, todos com testagem positiva para a doença.
“Temos que controlar a circulação do vírus. Restringir ao máximo a transmissão e isso só acontece com o isolamento social. Menos pessoas circulando nas ruas diminui a possibilidade de contágio. Claro que não gostamos de limitar o contato social ou de fechar o comércio, mas este é o momento, para proteger vidas. Esta é uma situação desesperadora que requer atenção para a saúde pública do município e a colaboração da população para o enfrentamento da pandemia” pediu Ivana.
A Secretaria Municipal de Saúde informa ainda que a vacinação está ocorrendo de maneira gradativa, conforme a chegada das doses do imunizante, e seguindo todas as orientações da DRS – Diretoria Regional de Saúde e do Documento Técnico da Campanha de Vacinação contra a COVID-19. Além disso, o Centro de Referência de Síndromes Gripais continua atendendo de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h, com o intuito de diminuir o fluxo de atendimento de pacientes de COVID-19 na Santa Casa.
“Reforçamos para que, quem puder, fique em casa. Se for sair, use máscara. Leva bem as mãos e utilize álcool em gel 70%. Ajude a proteger quem você ama” pede a prefeita.