09 FEV 2021
DICA DE LIVRO: A Bibliotecária de Auschwitz

A dica de livro dessa semana é:

LIVRO: A Bibliotecária de Auschwitz
AUTOR: Antonio G. Iturbe
SINOPSE:  Uma garota de 14 anos. Um professor. Oito livros. Esperança. Em plena Segunda Guerra Mundial, no maior e mais cruel campo de concentração do nazismo, cerca de quinhentas crianças convivem todos os dias com a morte e com o sofrimento. No pavilhão 31, de vez em quando uma janela é aberta para férias. Obra de Fred Hirsch, o professor que consegue convencer os alemães a deixá-lo entreter as crianças. Desta forma, garante ele aos nazistas, seus pais — judeus — trabalhariam bem melhor. Os alemães concordam, mas com uma condição: seria terminantemente proibido o ensino de qualquer conteúdo escolar no local.Mal sabiam eles o que a jovem Dita guardava na barra de sua saia: livros.Baseado na história real de Dita Dorachova, A bibliotecária de Auschwitz é o registro de uma época triste da história, mas também o relato de pessoas corajosas que não se renderam ao terror e se mantiveram firmes na luta por uma vida melhor, munindo-se de livros.

SOBRE O AUTOR E A INSPIRAÇÃO PARA A HISTÓRIA:
Antonio G. Iturbe nasceu em Saragoça, em 1967, e há mais de duas décadas dedica-se ao jornalismo cultural. Foi coordenador do caderno de televisão do El Periódico e redator da revista Qué Leer, da qual é diretor. Foi como repórter que Iturbe conheceu Dita Dorachova, principal inspiração desse livro. Hoje com mais de 80 anos, Dita ainda se emociona ao contar seu esforço em guardar pequenos livros costurados em seu vestido quando foi confinada no campo de concentração de Auschwitz. Inspirado por essa história emocionante, Iturbe não só conta a história de Dita, mas relata um momento crucial da história mundial. O resultado é uma ficção baseada em pesquisas aprofundadas.

Disponível para empréstimo na BIBLIOTECA MUNICIPAL.

Quer reservar este livro ou saber sobre outros livros para empréstimo? Entre em contato com a Biblioteca Municipal “Paula Rached”, pelo telefone (14) 3252-3100 ou pelas redes sociais (Instagram e Facebook) das 7h às 12h e das 13h às 16h, e continue acompanhando a página da Prefeitura!