02 FEV 2021
Ouvidoria Geral: você sabe o que é e para que serve?

OUVIDORIA GERAL: VOCÊ SABE O QUE É E PARA QUE SERVE?

Por meio dos canais da ouvidoria, qualquer pessoa consegue, denunciar, elogiar, sugerir e pedir informação.

Criada em 2013 através da lei completar nº 3.063, a Ouvidoria é uma unidade do setor público que acolhe as demandas dos cidadãos, zelando pela garantia da qualidade dos serviços públicos. É o canal pelo qual o cidadão pode apresentar sugestões, reclamações, solicitações, elogios e denúncias sobre a prestação de serviços públicos. A Ouvidoria é um interlocutor entre o cidadão e a administração pública.

“O intuito da Ouvidoria Municipal é propiciar ao cidadão um instrumento de defesa de seus direitos em relação às prestações de serviços pela prefeitura. Como exemplo, a ouvidoria recebe, encaminha e apura demandas e queixas da população sobre os serviços e a gestão pública municipal, orientando o cidadão e recomendando às autoridades municipais competentes as medidas cabíveis, além de zelar pelo seu cumprimento em defesa dos direitos do cidadão pederneirense” disse Eduardo Navarro, chefe de gabinete.

Como falar com a Ouvidoria

Para entrar em contato com a ouvidoria da Prefeitura de Pederneiras, o cidadão pode acessar o site oficial da Prefeitura através da internet, pelo telefone ou ainda pessoalmente no Paço Municipal.

Pela internet, o cidadão deve acessar o portal: www.pederneiras.sp.gov.br e clicar no link Ouvidoria Geral. Se for a primeira vez, deve clicar em "Criar Conta" e preencher todos os dados necessários. Depois, deve clicar em Confirmar. Será enviado um e-mail para você confirmar o seu cadastro. O cadastro é único por CPF e deverá ser feito apenas uma vez.

Para quem é cadastrado, basta colocar CPF e senha.
De acordo com a ouvidoria, após acessar o sistema Fala Cidadão, o munícipe deve clicar no botão azul com o simbolo mais (+) no canto inferior direito da tela, escolher se quer uma informação, serviço, reclamação, sugestão, elogio ou denúncia. Depois, é só escolher o assunto e explicar em detalhes o que está acontecendo, podendo inclusive anexar fotos. O cidadão pode ainda enviar essas informações em modo sigiloso, garantindo seu anonimato. Será gerado um número da solicitação e o munícipe poderá acompanhar o status da demanda, consultar respostas e pendências por meio do Fala Cidadão. Pelo telefone, (14) 3283-9570 ramal 9607. E pessoalmente, basta ir ao prédio da Prefeitura, Paço Municipal, localizado na Rua Santos Dumont, S-65, centro. Em qualquer uma das opções, o cidadão deve ter em mãos o maior número de informações possíveis para que a ouvidoria possa encaminhar as solicitações de maneira clara e rápida.

Ouvidoria Geral

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024