26 JAN 2021
Covid-19: Prefeitura de Pederneiras instala centro de referência para síndromes gripais

COVID-19: PREFEITURA DE PEDERNEIRAS INSTALA CENTRO DE REFERÊNCIA PARA SÍNDROMES GRIPAIS

A Prefeitura de Pederneiras por meio da Secretaria de Saúde instalou na última quinta-feira, 21, o Centro de Referência para Síndromes Gripais que está localizado na Unidade Básica de Saúde “Julio Bertolini, no Michel Neme. Esta é uma das estratégias da Prefeitura para o enfrentamento do Covid-19.

Segundo a secretária de saúde Paula Gomes, o Centro se faz necessário para diminuir o fluxo de pacientes positivos do Covid-19 de circularem pelas unidades de saúde.

“Isso evitará a contaminação dos nossos familiares e amigos. Vale ressaltar que, mesmo com a criação do centro, nenhum paciente deixou de receber atendimento para coronavírus nas outras unidades de saúde. Quando um usuário ou família não tem condições de ir até o Centro de Referência, basta justificar a dificuldade ao administrativo ou enfermagem da unidade do seu bairro que será agendado um horário para um profissional se dirigir até a residência deste para coletar o exame” explica Paula.

Fluxo do atendimento

Quando o paciente chega com sintomas gripais no centro, agentes comunitários o abordam logo na entrada para recepcioná-lo seguindo os protocolos sanitários. Se o paciente já passou por atendimento médico, na Santa Casa, por exemplo, ele aguarda para coletar o exame. Depois do exame coletado, ele é dispensado com a orientação de manter todo o isolamento e restrições sociais. O exame estará disponível na unidade próximo da casa do paciente em até 5 dias úteis.

Quando o paciente chega com sintomas gripais mas sem encaminhamento do médico, ele é direcionado para realizar essa consulta no mesmo local, com um médico do próprio Centro, exclusivo para esses atendimentos, depois da pré-consulta. Posteriormente, é coletado o exame de acordo com o dia dos sintomas e conforme solicitação médica.

Atendimentos foram transferidos

Os atendimentos e consultas médicas que eram feitas na UBS “Júlio Bertolini” foram transferidas para a Unidade Básica de Saúde “Joaquim Cortegoso”, conhecida como Postão. “Aquele que não consegue ir ao postão para buscar seus medicamentos de uso contínuo, deve entrar em contato pelo telefone (14) 3284-6845 para um agente comunitário localizar o cadastro do paciente e separar os remédios de uso contínuo conforme receituário médico conforme acordado com o agente” explicou Paula.

SERVIÇO

O Centro de Referência para Síndromes Gripais está funcionando na unidade de saúde “Julio Bertolini” localizado na Avenida Brasil, O-1700 no bairro Michel Neme, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. Após às 17h e em finais de semana e feriados, os pacientes com sintomas devem procurar atendimento na Santa Casa local. Informações: (14) 3284-6845.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024