PREFEITURA DE PEDERNEIRAS EDITA DECRETO PARA A FASE VERMELHA
Município continuará seguindo o que foi determinado pelo Governo do Estado
A Prefeitura de Pederneiras publicou neste domingo, dia 24, novo decreto seguindo o que foi determinado pelo Plano São Paulo, do Governo Estadual, que colocou a região de Bauru, da qual o município faz parte, na fase 1 (vermelha) a partir de amanhã, dia 25, segunda-feira.
De acordo com o novo decreto, poderão abrir somente os estabelecimentos considerados essenciais e os demais devem atender por meio de delivery e drive-thru. A determinação tem validade para todos os dias da semana e horários, e irá vigorar até o dia 7 de fevereiro.
“Infelizmente, teremos que manter nosso comércio fechado por alguns dias. Quando o município esteve na fase vermelha em outras vezes, o comércio também fechou e isso evitou que o vírus de Covid-19 transitasse” explicou a Prefeita Ivana Bertolini Camarinha.
O decreto determina que somente estabelecimento com atividades essenciais poderão permanecer abertos:
1) saúde: hospitais, clínicas, serviços odontológicos, óticas, farmácias, drogarias, lavanderias e serviços de limpeza, hotéis, pousadas e congêneres, estabelecimentos de saúde animal, inclusive pet-shops;
2) alimentação: supermercados e congêneres, bem como os serviços de entrega (“delivery”) e “drive thru” de bares, restaurantes e padarias;
3) abastecimento: transportadoras, postos de combustíveis e derivados, distribuidora de água e gás, armazéns, oficinas de veículos automotores e bancas de jornal;
4) segurança: serviços de segurança privada;
5) comunicação social: meios de comunicação social, inclusive eletrônica, executada por empresas jornalísticas e de radiodifusão sonora e de sons e imagens;
6) Bancos, unidades lotéricas, correspondentes bancários e serviços postais;
7) demais atividades relacionadas no § 1º do artigo 3º do Decreto Federal nº 10.282, de 20 de março de 2020.
Além disso, o setor de fiscalização da Prefeitura junto à Polícia Militar, devem intensificar a fiscalização de festa clandestinas e aglomerações. Você pode tirar suas dúvidas e fazer denúncias através dos telefones (14) 3283-9570 e (14) 99185-6454.
Para ler o decreto na íntegra, clique AQUI.
Número elevado de casos
O Governo Estadual determinou a mais restritiva das fases devido ao aumento no número de casos e elevação de índices de novas internações decorrentes do novo coronavírus na região. O município, por exemplo, já convive com o esgotamento de leitos da Unidade de Cuidados Intensivos (UCI).
Além desses, existem outros pacientes de Pederneiras que estão internados em Bauru. “O Hospital Estadual, responsável pelo atendimento aos pacientes vítimas de novo coronavírus na região, está próximo de 100% de leitos ocupados e os hospitais particulares também estão com grandes lotações em suas UTI’s” disse Ivana.
Como muitas pessoas relaxaram as medidas protetivas nos últimos meses, principalmente durante as festas de final de ano, deixando de utilizar máscaras e participando de aglomerações, acarretou relevante aumento de contaminações. De março a dezembro de 2020 houveram 29 óbitos registrados. Só no mês de janeiro de 2021, houveram 8 óbitos. A média de mortes quase que triplicou em apenas 23 dias.
“É um momento de conscientização. A vacina já está aqui e isso nos traz esperança. Vamos continuar usando máscara, higienizando bem as mãos, usando álcool em gel e evitando aglomerações. Conto com vocês. A Prefeitura vai estar aqui zelando pela saúde de cada um” pede Ivana.