19 JAN 2021
Prefeitura de Pederneiras planeja volta às aulas

Em 2020, a pandemia forçou escolas de todo o país a reinventarem seus modelos de ensino e em conformidade com o decreto do governo estadual, a Secretaria de Educação de Pederneiras adotou o modelo de ensino online para atender aos alunos.

Em 2021, o Governo do Estado de São Paulo, através do Decreto nº. 65.384, de 17 de dezembro de 2020, propõe a retomada da oferta de aulas presenciais a partir de 1º de fevereiro. Seguindo o Calendário do Ano Letivo, o município de Pederneiras já previa o retorno às aulas para esta data, independente de ocorrer na modalidade presencial ou online. No entanto, a volta ao ensino presencial está sendo analisado pela Secretaria de Educação para ocorrer de forma gradativa e segura.

Segundo a secretária municipal de educação, professora Cláudia Marisa Melozi Gregolin, deve-se considerar a segurança, a proteção e a saúde de todos nas escolas e, para isso, todos os setores que dão suporte ao ensino estão se adequando aos protocolos sanitários. “No caso de retorno presencial, será aplicada a modalidade de ensino híbrido que promove a combinação do ensino presencial e de propostas de ensino virtual. Sendo assim, haverá um rodízio de alunos em sala, em dias e horários reduzidos, combinando momentos presenciais e de ensino online. A princípio, faremos o planejamento das adequações pedagógicas com os professores e funcionários”.

De acordo com ela, a aprendizagem é direito de todos e, por isso, independente da forma como as aulas serão ofertadas (presencial ou online) o ano letivo será iniciado em cumprimento aos 200 dias previstos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

Sendo aprovado o retorno ao ensino presencial pelos órgãos competentes, os pais ou responsáveis pelos alunos da rede municipal, num primeiro momento, poderão optar pelo aluno participar integralmente do ensino híbrido, isto é, frequentar aulas presenciais e remotas ou permanecer apenas no ensino remoto, retirando atividades nas escolas e cumprindo todas as atividades em casa e com acompanhamento das aulas online (via redes sociais) como já aconteceu em 2020.

“A retomada gradativa às aulas presenciais é importante para não acentuar ainda mais a desigualdade social, já que alunos em vulnerabilidade social têm menos acesso à educação a distância, sem contar as condições emocionais e de sociabilidade de nossas crianças. Mas, temos que fazer isso de forma consciente, com muita responsabilidade e cuidado. Estamos trabalhando para que essa retomada ocorra da melhor forma para os alunos, pais, professores e servidores” disse a prefeita Ivana.

Pesquisa

Para garantir a participação da comunidade escolar na organização do retorno às aulas 2021, a Secretaria Municipal de Educação elaborou uma pesquisa direcionada aos alunos (pais ou responsáveis), professores e servidores das escolas municipais.

A pesquisa está disponível no site oficial da Prefeitura Municipal até a próxima sexta-feira, dia 22, e você pode participar clicando AQUI:

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024