15 JAN 2021
MEMÓRIA PEDERNEIRAS: conheça um pouco mais sobre o ex-prefeito Michel Neme

Recordar é valorizar a história de nossa cidade. Esse é o objetivo do novo quadro de reportagens especiais da Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de Pederneiras.
Com pesquisa realizada pela historiadora Anna Carolina Fonseca, todo mês abordaremos uma personalidade, prédio, evento, entre outros, que aconteceu em nossa cidade para resgatar e estimular a cultura histórica de Pederneiras.

Michel Neme

Michel Neme foi um homem visionário a frente de seu tempo. Eleito prefeito de Pederneiras por três vezes (de 1956 a 1959, de 1964 a 1968 e de 1973 a 1976), conseguiu esse feito em uma época que não existia reeleição.

Em seu primeiro mandato podemos destacar a ampliação da rede de abastecimento de água e a pavimentação de ruas, a construção do 2º Grupo Escolar de Pederneiras – atual E.E. Neusa Cestari Fabri, criação do Brasão Municipal (Lei 479 de 13 de abril de 1957) e a criação da Biblioteca Municipal (Lei 497 de 21 de agosto de 1957).

Na sua segunda gestão, podemos salientar a instalação da nova iluminação pública com o apoio de uma comissão formada por cidadãos pederneirenses e a CESP (havendo até uma placa explicativa em frente a prefeitura), ampliação do cemitério municipal, construção de uma nova escola no distrito de Santelmo e construção do prédio da E.E. Anchieta que foi inaugurado em 24/12/1959.

Já em sua 3ª gestão, foi construído o primeiro núcleo habitacional de Pederneiras (D. Pedro I, vulgo “Divinéia”), conclusão da construção do prédio do segundo Fórum de Pederneiras – Benedicto Sória (obra iniciada na gestão do ex-prefeito Willbaldo Fernandes Gil) e a instalação da Clark (atual Volvo). Essa última é lembrada como uma das maiores conquistas para o progresso de Pederneiras.

Por ter viabilizado o progresso para nosso município, Michel Neme recebeu homenagens em vida. Seu busto foi instalado na Praça da Matriz em homenagem a sua segunda gestão. O núcleo habitacional próximo a empresa Volvo e a ponte rodoviária sobre o rio Tietê, no destino a Jaú, possuem seu nome¹.

Entre tantas propriedades que Michel Neme possuiu, uma delas está até hoje em evidência no centro de Pederneiras. É uma suntuosa casa que está localizada na rua Belmiro Pereira, próxima a Câmara Municipal. Ela foi construída por Michel na década de 1930. As iniciais de seu nome (MN) estão nas portas da sala até hoje.

Há um ano entrevistei o senhor Leonildo Moreno Minetto, morador do Distrito de Vanglória há décadas. Entre muitas perguntas e respostas, ele se recordou emocionado do ex-prefeito Michel Neme. Disse que foi um prefeito que cuidou do Distrito de Vanglória com muito carinho e dedicação. Senhor Leonildo é um exemplo de como Michel ainda está vivo na memória dos cidadãos pederneirenses que tiveram a oportunidade de ver seu empenho pelo progresso de nossa cidade. Não posso deixar de dizer que nossa atual prefeita, Ivana Maria Bertolini Camarinha, não só será lembrada como a primeira mulher eleita prefeita de Pederneiras, mas agora também como a segunda prefeita a ter três mandatos, assim como o ex-prefeito Michel Neme.

¹ Essas homenagens foram possíveis, mesmo antes de seu falecimento, porque ainda não estava em vigor a Lei 6.454, de 24 de outubro de 1977, na qual é proibida a nomenclatura de pessoas vivas em prédios, praças e logradouros públicos.

Pesquisa realizada pela historiadora da Prefeitura, Anna Carolina Fonseca, utilizando as seguintes fontes:
Legislação Municipal de Pederneiras
Legislação Federal