A Santa Casa de Misericórdia de Pederneiras inaugura hoje, sexta-feira, 27, a nova lavanderia com equipamentos modernos e espaço todo reestruturado.
A inauguração começa agora cedo, a partir das 10h, na Santa Casa, com transmissão ao vivo pelo facebook oficial da Prefeitura de Pederneiras.
Foram investidos aproximadamente R$ 450 mil na compra de equipamentos novos, reforma de equipamentos de apoio e reestruturação completa do espaço físico que abriga a lavanderia.
Segundo a diretoria da Santa Casa, a Lavanderia precisava urgente de uma melhoria. “As instalações e os equipamentos eram de 1988, quase 32 anos e poucas reformas foram feitas nesse tempo. Era urgente uma reestruturação do local e uma substituição dos equipamentos antigos por mais modernos e seguros para os operadores”.
Os gastos com manutenção eram imensos e a unidade precisa ser automatizada, com novos equipamentos mais modernos e seguros. A Santa Casa adquiriu uma nova lavadora, uma extratora, uma secadora e uma passadeira. Parte dos equipamentos antigos e que não puderam ser recuperados foram vendidos e o recurso foi utilizado para reformar outros equipamentos antigos, que agora estão de apoio na lavanderia, para que ela não pare nos momentos de manutenção.
Para receber os novos e modernos equipamentos, o local passou por ampla reforma. Foram instaladas novas tubulações de gás, novas instalações hidráulicas e elétricas e toda a parte de encanamento para suprir as máquinas com produtos de limpeza adequados. Foram trocados piso e azulejos e foram abertas janelas para tornar o espaço mais claro e arejado, facilitando a vida dos colaboradores. O local ficou mais seguro para a execução dos trabalhos. Vale destacar que parte dos novos equipamentos funciona a gás, o que gera uma economia grande na conta de energia mensal para a Santa Casa.
“A lavanderia é um setor de apoio na Santa Casa, um local que quase ninguém vê. Mas é de suma importância porque sem a limpeza adequada dos enxovais, por exemplo, não pode ser realizada uma cirurgia”, explica a direção.
Ainda de acordo com a diretoria da entidade, após as obras, houve um aumento de 30% na capacidade da lavanderia em processar e higienizar roupas diariamente. Hoje, cerca de 250 quilos de roupas são lavadas todos os dias no local.