Durante o mês de outubro, a Secretaria Municipal de Saúde de Pederneiras promoveu uma intensificação na coleta de exames do novo coronavírus.
Em vários setores da cidade foram realizados testes atendendo a inquéritos sorológicos.
Foram realizados 1.151 testes rápidos, além de uma série de exames feitos em laboratórios da região, somando mais 598 exames. Portanto, são 1.749 novos testes, um aumento de cerca de 30% no número de pessoas testadas. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, até o momento mais de 11% da população já fez ao menos um exame para Covid19.
Os exames foram realizados em funcionários de escolas, servidores públicos de várias repartições, delegacia de polícia, CDL e funcionários do comércio local e asilo. Também foram feitos testes em moradores dos distritos.
Neste total de exames, agora anexados à esse boletim, foram positivos 115 casos, ou 6,2% dos exames realizados. Esse número mostra a aparente realidade do contágio em Pederneiras, ou a imunidade coletiva alcançada até agora.
Infelizmente, no dia de hoje, 3, está sendo contabilizado mais um óbito por COVID-19 em Pederneiras, sendo 21 óbitos até o momento. Trata-se de uma senhora de 83 anos que apresentava outras comorbidades.