A Secretaria Municipal de Saúde de Pederneiras realizará no próximo dia 23, uma segunda testagem para diagnóstico de Covid-19 nos idosos e funcionários do Lar São Vicente de Paula, Asilo local. Os motoboys e mototaxistas também estão sendo testados.
No início do mês, em parceria com o Rotary Club Internacional, a Prefeitura Municipal já havia realizado 69 testes no Asilo por meio do Instituto Butantã, ligado ao Governo do Estado. Já a nova testagem no dia 23 faz parte de uma ação da Secretaria Estadual de Saúde em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde para testar todas as casas de repouso do Estado e prevenir agravamentos pela doença, uma vez que se enquadram no grupo de risco.
Além dos idosos, outro grupo de risco também foi testado. Os motoboys, profissionais que utilizam a moto para trabalhar como os entregadores e os moto taxistas, também tiveram a oportunidade de realizar o teste rápido para Covid-19.
A Secretaria Municipal de Saúde fez um levantamento para identificar os profissionais liberais e as empresas de moto táxi de Pederneiras, orientando os profissionais a procurarem a Unidade de Saúde mais próxima e realizar o teste rápido gratuitamente.
De acordo com a Secretaria de Saúde, dos 49 profissionais da área identificados, 33 realizaram o exame e apenas dois motoboys tiveram resultado positivo para Covid-19, apesar de não apresentarem sintomas. Os dois estão em casa, isolados, cumprindo a quarentena.
“Nossa preocupação maior é com os grupos de risco, pessoas idosas e com comorbidades, como os idosos do Asilo. Os motoboys, por circularem a cidade toda e terem contato com muita gente acabam ficando expostos, e por isso, temos uma preocupação com eles”, destaca o secretário de Saúde, Dr. Pedro Luiz Pereira.