Uma parceria entre a Associação dos Plantadores de Cana do Médio Tietê – ASCANA e a Prefeitura Municipal de Pederneiras está pondo fim num problema antigo em um dos acessos ao distrito de Santelmo, localizado na zona rural de Pederneiras. Desde ontem, 12, servidores da Prefeitura estão trabalhando no acesso do distrito visando alargar a entrada, prolongando o acesso e, com isso, facilitando o deslocamento de grandes caminhões de cana que passam pelo local, conhecidos como bitrem e treminhão.
Estes caminhões são impedidos de passar pelo distrito através da entrada principal. Eles podem acessar o distrito apenas pela entrada secundária. No entanto, ela é estreita, aumentando o perigo no tráfego local, inclusive para os moradores do distrito, uma vez que apenas um caminhão passava pelo local por vez e, muitas vezes, travava o trânsito, pois a região é uma curva em declive.
“Nós recebemos essa demanda da população e também da ASCANA, pois a região é grande produtora de cana e os caminhões passam por ali. Estamos alargando o trecho para que os veículos tenham melhor visão na curva, antes da descida, e possam utilizar a via em mão dupla, sem necessidade de interromper o trânsito causando perda de tempo e acidentes”, explica o coordenador da Defesa Civil, Sílvio Bueno.
A obra está sendo executada em parceria com a ASCANA, que representa os fornecedores de cana da região. A Prefeitura de Pederneiras está fornecendo o maquinário e mão de obra para execução do serviço e a ASCANA está pagando pelos insumos utilizados, como a massa asfáltica.
“A ASCANA tem sido uma parceira importante no desenvolvimento do agronegócio em Pederneiras, investindo em infraestrutura e nos ajudando a cumprir algumas demandas antigas que desafogam e aceleram o setor canavieiro na região, ampliando os negócios e trazendo mais conforto e bem-estar para a população”, diz o prefeito Vicente Minguili.
A previsão é de que o alargamento do acesso secundário ao distrito de Santelmo seja concluído ainda esta semana.