A Prefeitura Municipal de Pederneiras, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, está realizando um mapeamento em formato totalmente digital, com o objetivo de identificar artistas e espaços culturais no município, além da maneira como de fato foram impactados pela pandemia, evidenciando assim as atuais e reais condições e necessidades deste setor. Este mapeamento é em virtude da Lei Emergencial da Cultura “Aldir Blanc”, nº 14.017, de 29 de junho de 2020.
Esta Lei prevê o auxílio financeiro a trabalhadores da arte e estabelecimentos culturais durante a pandemia da Covid-19.
Para a realização do cadastro do mapeamento o interessado deve acessar o formulário que ficará disponível partir de hoje, 22, até o dia 31 de agosto na página da Prefeitura Municipal ou através do link: https://www.pederneiras.sp.gov.br/portal/servicos/1008/mapeamento-do-setor-cultural/ . O cadastro deve ser realizado por artistas e demais profissionais do setor cultural, espaços culturais, grupos, instituições e coletivos culturais, pessoas físicas ou jurídicas. Podem se cadastrar exclusivamente os residentes/sediados no município de Pederneiras, que desenvolvam suas atividades nos segmentos de arte e cultura.
É importante ressaltar que todas as informações contidas no formulário são sigilosas e de exclusiva utilização pela Prefeitura Municipal de Pederneiras, para fins de mapeamento. Além disso, o preenchimento do formulário não significa automática inscrição em nenhum programa, chamamento ou edital de recebimento de recursos, mas ainda assim, é extremamente prioritário para que ações e medidas emergenciais relativas a políticas públicas venham a ser adotas com maior precisão e assertividade.
"Contamos com vocês para que, através da união de esforços, possamos identificar, reconhecer, e atuar de forma a respeitar e auxiliar o setor Cultural como um todo, em nosso município", destacou a secretária municipal de Cultura e Turismo, Aline Hermoso Mustacio Artioli.