Após 30 anos de espera, depois de muita luta, a administração municipal ganhou na justiça o direito de reabrir a passagem da linha de trem, no Centro. O local passará a funcionar a partir desta sexta-feira, após a solenidade marcada para às 11h
A tão esperada abertura da passagem de nível do trem ligando as Avenidas Tiradentes e Nossa Senhora Aparecida, no Centro de Pederneiras, acontecerá nesta sexta-feira, 3, após 30 anos de espera e várias ações na Justiça. O local ficará aberto das 7h às 19h, diariamente, inclusive aos domingos e feriados. A solenidade de entrega das obras que marcam a abertura da passagem de nível será amanhã, às 11h. Logo após a solenidade, que será transmitida via Live do facebook para evitar aglomerações, o trânsito no local estará liberado.
“É um marco para a história de Pederneiras. Essa abertura simboliza todo o trabalho e o esforço conjunto de uma equipe para concretizar uma demanda antiga, de 30 anos, da população. Uma necessidade urgente para um município que cresceu e precisa de uma alternativa de acesso para os bairros localizados na parte de cima da cidade”, destacou o prefeito Vicente Minguili.
Ele completou ainda que a abertura trará segurança e mais dinamismo no dia a dia do pederneirense. “Essa abertura, tão sonhada e conquistada pela nossa administração com a ajuda, principalmente, do vereador Adriano do Postinho e do deputado Capitão Augusto, vai trazer segurança para quem mora na parte de cima da cidade. São mais de 15 mil pessoas que vivem lá e que terão uma segunda opção de acesso ao centro em caso de urgência como hospitais, situação de risco etc. Além disso, nos horários de pico, a segunda passagem, vai garantir que o trânsito flua mais rápido, evitando transtornos, principalmente em dias de chuva ou quando tem acidentes no pontilhão”, detalha o prefeito.
Vale destacar que, segundo o acordo feito entre a Prefeitura e a Justiça, a passagem de nível ficará aberta diariamente das 7h às 19h. No restante do tempo, ela permanecerá fechada, exceto em casos considerados de emergência como alagamentos ou acidentes no Pontilhão.
“Tomamos todas as medidas de segurança solicitadas no acordo judicial. Essas medidas de segurança que executamos na passagem da linha férrea da Avenida Tiradentes não tem precedentes no Brasil, é única. Isso mostra o comprometimento da administração municipal em fazer a abertura de maneira adequada e com toda a segurança”, detalha o coordenador da Defesa Civil Municipal, Silvio Aparecido Bueno.
No local da passagem de nível, foram instalados dois portões eletrônicos, um de cada lado da linha férrea. A intenção é criar uma barreira física e impedir a passagem no local fora dos horários permitidos.
Também foi construída uma guarita elevada. Nela, um vigilante contratado ficará 24 horas operando o sistema de rádio comunicação e com acesso às câmeras de monitoramento que foram instaladas em vários pontos da linha de trem. Segundo o coordenador da Defesa Civil, a intenção é ampliar a observação dos trilhos nos períodos de funcionamento da passagem e minimizar riscos de acidentes.
Outra medida tomada foi a instalação de uma grande placa de sinalização em Led pouco antes do acesso à passagem de nível, logo no cruzamento da Rua Prudente de Moraes com a Avenida Tiradentes. Bem antes de chegar ao cruzamento, o motorista já poderá visualizar na placa informação da situação momentânea da passagem. Serão exibidas duas mensagens; uma escrita em verde “passagem livre” seguida da advertência “proibida passagem de caminhões e ônibus” ou uma mensagem em vermelho “passagem interditada”.
A Cruz de Santo André, placa de trânsito que adverte o condutor que no local há uma passagem de linha férrea, também foi fixada. No local também foi instalado um radar eletrônico para garantir que a velocidade legal no cruzamento, de 20 km/h, não seja excedida, evitando acidentes.
“Nossa intenção é garantir ao máximo a segurança de quem trafegará por ali. Deixo o meu convite para que todos acompanhem a entrega desta conquista amanhã a partir das 11h pelo facebook da Prefeitura. É um conquista do povo de Pederneiras. Foram 30 anos de luta, e finalmente conseguimos mais este benefício para toda a cidade”, conclui o prefeito.
Segundo estimativas da Prefeitura de Pederneiras, após a reabertura da passagem de nível ligando as avenidas, devem passar pelo local cerca de 10 mil pessoas por dia.