O Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS, ligado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social da Prefeitura de Pederneiras, está celebrando hoje, 18 de maio, o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, com o tema “Faça Bonito. Proteja nossas Crianças e Adolescentes”.
A data, que foi instituída pela Lei Federal 9.970/00, é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro e que já alcançou muitos municípios do país. Também estão sendo celebrados os 30 anos de criação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e os 20 anos de criação do Plano Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes.
Segundo a coordenadora do CREAS em Pederneiras, Maiara Altieri, as crianças e adolescentes sofrem várias formas de violência e sua proteção precisa ocorrer em todos os aspectos da vida. “As principais violações de direitos são a exploração econômica, ou seja, o trabalho infantil, a negligência, o abandono e as violências física, psicológica, institucional e sexual”, destaca. E continua: “Todas essas formas de violência, especialmente a sexual, afetam o crescimento saudável das nossas crianças e adolescentes e precisam ser combatidas”, completa.
As denúncias de exploração e abusos podem ser feitas em diversos canais. Diretamente à Polícia Militar pelo número 190; através do canal Disque 100; no Conselho Tutelar pelo telefone (14) 3284-6426; no CREAS de Pederneiras pelo (14) 3283-3536; ou ainda nas escolas com os professores, orientadores ou diretores.
Devido à pandemia de COVID-19, há uma grande preocupação com a situação de vulnerabilidade das crianças e adolescentes, que muitas vezes, devido ao isolamento social, estão em casa em convívio permanente com o agressor e sem contato com o ambiente escolar, onde os professores são, em muitos casos, aqueles que acolhem as crianças vítimas e percebem as suas mudanças de comportamento.
“Pedimos aos pais e responsáveis que percebam em seus filhos qualquer mudança brusca de comportamento e de isolamento. Se você tiver suspeita ou conhecimento de alguma criança ou adolescente que esteja sofrendo violência, por favor, denuncie, pois isso pode ajudar meninas e meninos que estejam em situação de risco”, reitera a coordenadora do CREAS.
Serviços
Em Pederneiras, o CREAS está localizado na Rua Gonçalves Ledo, 46, no Jardim América, com horário de atendimento das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h seguindo às medidas de proteção e higienização devido à pandemia do novo coronavírus. Telefone: (14) 3283-3536.