A Prefeitura Municipal de Pederneiras, através da parceria que tem com a Santa Casa, inaugurou ontem, 7, a Sala de Tomografia Computadorizada nas dependências do hospital. A solenidade de entrega foi transmitida ao vivo pelo Facebook em respeito ao isolamento social no combate ao coronavírus.
Foram investidos R$ 120 mil em obras de melhorias na Santa Casa para a instalação do tomógrafo, principalmente na parte elétrica. A expectativa é de que sejam realizados entre 80 e 90 exames todos os meses, tanto para atender as demandas do SUS e convênios da Santa Casa, como para atender demandas particulares dos munícipes.
A tomografia computadorizada é uma espécie de raio-x que faz uma leitura do corpo do paciente em 360 graus. Por isso, o exame gera imagens em fatias, que podem ser analisadas de qualquer ângulo. De resultado rápido, é utilizado tanto para atendimentos de emergências quanto para o diagnóstico de lesões ortopédicas e na investigação de doenças, como câncer e AVC, resultando em diagnósticos mais rápidos e evitando deslocamento de pacientes e equipes médicas para cidades da região.
A live de inauguração contou com a presença do prefeito Vicente Minguili, do provedor da Santa Casa, Claudinei Sipoli, da diretora da entidade, Angela Kerche, do secretário municipal de Saúde, Dr. Pedro Luiz Pereira, e dos vereadores Adriano do Postinho e Chapéu.