Começou ontem, 5, o cronograma para a retirada do material escolar que servirá para que os alunos façam as aulas remotamente em casa durante o período de quarentena.
Segundo a Secretaria Municipal de Educação de Pederneiras, a rotina de estudos remota foi implantada para os 4.500 alunos da Rede Municipal de Educação. As aulas e atividades foram preparadas pelas equipes multidisciplinares de cada escola e estão sendo disponibilizas via Whatsapp, Facebook ou Messenger, ou ainda poderão ser retiradas diretamente na secretaria das escolas seguindo um cronograma pré-definido (veja abaixo).
As rotinas de atividades serão semanais. As crianças, sob orientação dos pais ou responsáveis, farão as atividades em casa de acordo com a série escolar e, depois, devolverão essas atividades para correção. A intenção é manter os alunos ativos e envolvidos em um ambiente de estudo e educação enquanto durar o período de isolamento social e paralisação das aulas.
Vale destacar que os pais não estão sozinhos nesse momento. De acordo com a secretária municipal de Educação, Fernanda Figueiredo Fabri Maciel, as escolas estão prontas para dar todo o suporte aos pais. “Nossas equipes escolares estão à disposição dos pais para dar orientação de como aplicar e trabalhar o material com os alunos. Cada escola tem um horário de atendimento por telefone e cada escola está criando grupos de whatsapp para colocar os pais dentro da rotina de estudo dos filhos, para que o aprendizado da criança seja estimulado e produtivo”, explica. Ela ainda pede a colaboração dos pais. “Nesse momento de crise, precisamos da união e colaboração dos pais, para que os alunos não percam os estudos e possam dar continuidade à educação até a situação voltar ao normal”, destaca.
Outra informação importante é que toda essa rotina remota de atividade poderá ser avaliada e utilizada como carga horária complementar no retorno às aulas. Toda semana haverá nova atividade para ser retirada, e a anterior deverá ser entregue para correção.
Confira o cronograma de entrega das atividades nas escolas. Lembrando que, quem quiser, poderá solicitar a entrega do material on-line para impressão em casa.