A segunda fase da vacinação contra a gripe Influenza em Pederneiras teve início ontem, dia 16, em todas as unidades de saúde do município. Nesta fase os grupos que podem receber a vacina são: indígenas, caminhoneiros, motoristas e cobradores de transportes coletivo, trabalhadores portuários, membros das forças de segurança e salvamento, pessoas com doenças crônicas ou condições clínicas especiais (acompanhada do comprovante), adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas (Fundação Casa), população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional. A segunda fase da campanha segue até o dia 8 de maio.
Balanço da primeira fase:
Na primeira fase, foram vacinados no município 5.064 idosos, ultrapassando a meta de vacinação estipulada pelo Ministério de Saúde, além de 817 pessoas que trabalham na área da Saúde. Importante lembrar que, quem ainda não se vacinou deste grupo, pode procurar as unidades de saúde, até o final da campanha.
Fique atento
A terceira fase da campanha terá início no dia 9 de maio com foco nas pessoas com deficiência, professores, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, mães no pós-parto até 45 dias e pessoas de 55 a 59 anos de idade.
Vale destacar que o envio das vacinas ao município, bem como a escolha dos grupos vacinais foi feita pelo Ministério da Saúde, avaliando critérios de maior vulnerabilidade de cada grupo, com base em recomendações internacionais e é respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe.
As vacinas da gripe Influenza não imunizam para o Coronavírus. A prevenção com o isolamento domiciliar continua sendo a maneira mais eficaz.