Em Pederneiras, expectativa é de que 3 mil famílias sejam beneficiadas
O Ministério da Cidadania anunciou que iniciará hoje, dia 7, o pagamento do benefício de R$ 600,00 aos brasileiros atingidos pela crise financeira desencadeada pela pandemia do coronavírus.
A medida deve beneficiar cerca de 3 mil pederneirenses. No Brasil, a estimativa é de que 24 milhões de brasileiros tenham acesso aos R$ 600,00 mensais durante três meses.
Calendário
A partir de hoje, 7, começam a receber o auxílio emergencial os brasileiros cadastrados no Cadastro Único (CadÚnico). O pagamento começará automaticamente para quem tem conta no Banco do Brasil e na Caixa Econômica Federal e deve se estender até o final do dia para as demais redes bancárias. Quem não sabe se está cadastrado no sistema do Governo Federal pode consultar pelo telefone 0800 707 2003 ou pelo aplicativo Meu Cadunico.
Informais
Hoje pela manhã, a Caixa Econômica Federal disponibilizou um aplicativo e um site para o cadastro dos informais. Após responder a um breve questionário com dados como CPF e idade, o informal receberá em seguida um aviso do Governo Federal. A intenção é avaliar os dados em até 24 horas e, se o cidadão se enquadrar nas diretrizes do benefício, já deve receber o coronavoucher a partir de quarta-feira, 8.
O cadastro do informal pode ser feito pelo site:
https://auxilio.caixa.gov.br/#/inicio;
Ou pelo aplicativo no IOS: https://apps.apple.com/br/app/caixa-aux%C3%ADlio-emergencial/id1506494331;
Ou pelo aplicativo no Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.caixa.auxilio.
Bolsa Família
O Governo Federal também anunciou que os beneficiários do Bolsa Família, que já têm renda, receberão o benefício a partir do dia 16 de abril. Em Pederneiras, segundo a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social, cerca de 1.500 famílias estão cadastradas no programa e devem ter acesso ao coronavoucher.
Alerta
Vale lembrar que a população deve ter cuidado com links através de mensagens ou imagens em redes sociais e WhatsApp, ou mesmo ligações telefônicas solicitando dados pessoais sobre pretexto de fazer cadastro para o recebimento do ‘coronavoucher’. Fiquem alerta, é golpe!