O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) da Prefeitura de Pederneiras está diversificando seus atendimentos para atender novas demandas de saúde que chegam causadas pela pandemia do novo Coronavírus.
Para evitar que os pacientes idosos e debilitados se desloquem até o local, o CAPS está separando a medicação mensal de cada um desses pacientes e enviando para as unidades de saúde mais próximas, para que os familiares possam retirar com mais presteza e comodidade. São medicamentos regulados e controlados oferecidos aos pacientes que fazem acompanhamento ou tratamento no local.
“É mais fácil para os familiares dos pacientes retirarem os medicamentos no próprio bairro, uma vez que o transporte público está parado e também temos que evitar aglomerações e circulação de pessoas na rua desnecessariamente”, explicou o secretário municipal de Saúde, Dr. Pedro Luiz Pereira.
Outra ação que o CAPS está desenvolvendo é a visitação assistida de psicólogos em diversas unidades de saúde e na Santa Casa de Pederneiras. O objetivo é conversar com os colaboradores destas unidades de saúde para acalmá-los em relação à pandemia do COVID-19. “Estamos vivendo um momento de estresse emocional enorme e os profissionais da saúde estão sob pressão 24 horas. Estamos levando palavras de conforto, técnicas de relaxamento para acalmá-los e buscando outras ferramentas para confortá-los, para que todos passem por este momento da melhor maneira possível”, explicou o responsável pelo CAPS de Pederneiras, Diego Santos.
O município de Pederneiras segue sem nenhum caso de COVID-19. No momento, são 2 casos suspeitos aguardando resultado de exame pelo Instituto Adolfo Lutz e outros 4 casos já descartados.