Na madrugada desta quinta-feira, 12, o Centro Municipal de Educação Infantil – CMEI Sandra Eli Mazeto Fabris, no Residencial Paraíso, foi furtada. Segundo informações da Secretaria Municipal de Educação, foram roubados dezenas de metros de cabos de cobre e outros tipos de instalações elétricas, além de danos a portas, janelas e quadros de distribuição de energia. Ainda de acordo com a secretaria, as aulas desta sexta-feira não foram prejudicadas.
É a quarta ocorrência de furto registrada em escolas municipais desde o final de 2019, quando dois computadores foram furtados da Escola Municipal de Ensino Fundamental – EMEF Professora Anna Ruiz Fernandes Furlani, no bairro Leonor Mendes de Barros. No final de semana do carnaval deste ano, novamente a EMEF Anna Ruiz foi vítima. Desta vez, não roubaram nada, mas o prejuízo foi grande devido às portas, vidros e portão que foram danificados e precisaram de substituição ou reparo. Um dos bandidos foi preso em flagrante ainda dentro da escola pela polícia.
Já no último final de semana, a Escola Estadual Esmeralda Leonor Furlani Calaf, ao lado da EMEI Georgina Del Bianco Pinheiro, no Leonor Mendes de Barros, também foi vítima de bandidos. A escola teve parte da fiação elétrica danificada durante a tentativa de furto. Os bandidos foram embora sem conseguir levar nada.
Em todas as situações, a Prefeitura de Pederneiras fez o Boletim de Ocorrência. “É uma pena que essas situações estejam acontecendo em escolas, em bairros carentes onde a presença do poder público é tão importante para a comunidade. Agora, vamos contabilizar o prejuízo, fazer os reparos necessários e tomar as medidas cabíveis para evitar prejuízos às aulas dos nossos alunos”, declarou o prefeito, Vicente Minguili.