As aulas de vários cursos sociais oferecidos gratuitamente pela Prefeitura de Pederneiras, através da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, estão ampliando as oportunidades de emprego e geração de renda para dezenas de pederneirenses.
Os cursos profissionalizantes qualificam o cidadão em áreas como panificação, artesanato e beleza, dando a possibilidade de abrir um negócio próprio ou melhorar a renda familiar.
“Essa é a nossa intenção. Qualificar e profissionalizar o cidadão, dando a ele a capacidade de voltar ao mercado de trabalho, ou mesmo abrir um negócio próprio e ampliar a renda familiar”, destaca a secretaria municipal de desenvolvimento e assistência social, Maria Cristina Belmonti Gabriel.
As aulas que estão em andamento no momento na Secretaria Social e no CRAS são de Crochê, Tricô, Amigurumi, Pintura em Tecido, Bordado em Pedraria, Macramê, Corte e Costura, Capitonê, Corte de Cabelo, Maquiagem, Design de Sobrancelha, depilação e manicure e pedicure. São mais de 200 pessoas sendo qualificadas gratuitamente.
Outra grande oportunidade é o curso de panificação e a oficina de ovos de chocolate. As inscrições já terminaram e o curso de panificação, inclusive, já começou com as aulas sendo ministradas para 40 alunos na Secretaria Social, onde há uma cozinha industrial toda equipada. A oficina de ovos de chocolate começa na próxima semana e também ensinará 40 pessoas a fazer delícias para vender e gerar renda.
“Todos os cursos são importantes ferramentas de inclusão. Muitos alunos iniciam uma nova profissão ou sustentam sua família vendendo o que aprenderam no curso. Como exemplo, a oficina de chocolate vai contribuir muito para as pessoas que querem vender ovos e confeitos caseiros nessa páscoa”, finaliza Cristina.
Além destes cursos, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social oferece centenas de vagas de cursos profissionalizantes, de inclusão e de geração de emprego e renda durante o ano.
Para quem tiver interesse, basta entrar em contato com a Secretaria Social e se informar. Telefone (14) 3252-2155.