O prefeito Vicente Minguili acompanhou na manhã desta quarta-feira, 4, os trabalhos finais antes da reabertura da passagem de nível ligando as avenidas Tiradentes e Nossa Senhora Aparecida, em Pederneiras. Até o momento, a Prefeitura já fez grande investimento no local instalando itens de segurança e construindo uma guarita.
No momento, a empresa Rumo Logística, concessionária da linha férrea, está fazendo as adequações necessárias. Segundo o responsável pela Defesa Civil Municipal, Sílvio Aparecido Bueno, a concessionária está trocando dormentes, instalando contratrilhos na linha principal e dando manutenção nas linhas férreas de manobra.
“O trabalho não para e não descansaremos até o nosso sonho estar realizado. Em breve, vamos comemorar com toda a população a abertura da linha de trem na Avenida Tiradentes”, destaca o prefeito Vicente Minguili.
A nova passagem pela linha férrea facilitará o trânsito dos moradores que moram nos bairros acima da linha, região conhecida como Zona Sul. No local, moram 14 mil pessoas em diversos bairros, cerca de 1/3 da população do município. Hoje, para entrar ou sair destes bairros há apenas uma passagem, através do antigo pontilhão. Nos horários de pico, por exemplo, a passagem pelo local é demorada, perigosa e desgastante. Em dias de chuva, o local muitas vezes, alaga e transitar por ali fica impossível.
Faz 30 anos que o local está fechado para trânsito de veículos. Desde que assumiu a prefeitura de Pederneiras, em 2017, o prefeito Vicente Minguili se comprometeu a lutar pela abertura da linha do trem pela Avenida Tiradentes. Como fruto deste trabalho, em 2019, a Prefeitura de Pederneiras recebeu uma decisão judicial autorizando a abertura do local após adaptações e melhorias visando segurança.