A chuva contínua dos últimos dias está castigando quase todos os municípios do Estado de São Paulo. Em Pederneiras, felizmente, os estragos foram mais amenos, principalmente por causa das obras anti-enchentes realizadas pela Prefeitura e a ação rápida da equipe. Nesta madrugada, de segunda (10) para terça-feira (11), um deslizamento de terra parcial poderia ter provocado um acidente na estrada municipal PDN-050, nas proximidades da Fazenda Panorama, no distrito de Santelmo, área rural de Pederneiras. Mas a equipe da Defesa Civil de Pederneiras agiu rápido e o pior foi evitado.
O volume de água da chuva foi tão grande que iniciou um enorme processo de erosão às margens da estrada. Os registros mostram que entre às 18h de segunda e às 6h de hoje, terça-feira, choveu cerca de 120 mm na região de Santelmo.
A Defesa Civil agiu prontamente no local, interditando o trecho durante toda a manhã. Foi realizada a proteção do talude com lona e sacos de areia, evitando que o processo de erosão avance e consuma a estrada, o que provocaria o ilhamento do distrito de Santelmo.
Assim que a chuva der trégua, os trabalhos de recomposição do talude serão iniciados imediatamente para trazer segurança à via. Enquanto isso, a equipe da Defesa Civil municipal continuará monitorando a estrada.