Público-alvo são adultos entre 20 e 29 anos. Campanha tem como meta atualizar o cartão vacinal com a tríplice viral
Neste sábado, 30, o município de Pederneiras realiza o Dia "D" da Campanha Nacional de vacinação contra o sarampo, para pessoas de 20 a 29 anos que não tenham tomado a vacina ou estejam com a vacina em atraso.
A Unidade de Saúde “Joaquim Cortegoso” (Postão), no Centro da cidade, o PSF “Oswaldo Nachbar”, no bairro Maria Elena, e a Unidade de Saúde da Vila Paulista ficarão abertos das 8h às 17h para receber a população.
De acordo com o Ministério da Saúde, os jovens estão entre os grupos de maior vulnerabilidade à doença. Quem tem até 29 anos precisa ter duas doses da vacina para estar imunizado. A vacina é a forma mais eficaz de proteção contra o sarampo, já que a doença é transmitida pelo ar (respiração, tosse, fala, espirro) e pode ser contraída em qualquer idade.
“Nossa intenção é imunizar a população preventivamente. Como não houve registro de casos de sarampo por muitos anos, houve certo relaxamento na vacinação, o que permitiu que o Sarampo voltasse com força total. Temos que vacinar quem não tem a vacina para bloquear e impedir a entrada do Sarampo em Pederneiras. É muito importante procurar a unidade de saúde e levar a carteira de vacinação”, destaca o secretário municipal de Saúde, Pedro Luiz Pereira.
O sarampo é uma doença extremamente contagiosa. Em muitos casos, apenas dividir o mesmo ambiente é contagioso, mesmo sem contato com o doente. Em casos de sintomas do Sarampo (manchas vermelhas pelo corpo, febre, coriza, conjuntivite ou manchas brancas na mucosa bucal), o ideal é procurar a unidade de saúde mais próxima do bairro.
Serviços
O “Dia D” da vacinação contra o Sarampo será sábado, 30, na Unidade de Saúde “Joaquim Cortegoso” (Postão), localizada na Rua Eliazar Braga, N-184, centro da cidade; no PSF “Oswaldo Nachbar”, rua Ricieri Mai, O-805, no bairro Maria Elena, e na unidade de Saúde da Vila Paulista, avenida João Meiado, S-303, das 8h às 17h. É necessário levar a carteira de vacinação.