Ontem, 23, à noite, o médico Dr. Cláudio Roberto Clementino, a enfermeira Andrea Valejo de Souza e a assistente social Karine Sales do Amaral ministraram uma palestra sobre a prevenção do Câncer de Mama na Câmara Municipal de Vereadores de Pederneiras.
Eles falaram sobre prevenção, dos estágios do câncer de mama e da importância do autoexame para identificar este tipo de câncer precocemente. Quando o câncer de mama é diagnosticado no estágio inicial as chances de cura chegam a 100%.
O autoexame
A indicação é realizar o autoexame uma vez ao mês, de cinco dias a uma semana após o período menstrual nas mulheres. O autoexame é um método barato, rápido e eficaz para detectar a doença. A mulher deve ficar deitada ou de pé com um dos braços levantados e com a mão atrás da cabeça. Com a outra mão, a mulher deve apalpar o seio do lado do braço levantado, tocando o seio como se tocasse piano. Se, ao fazer o movimento, a mulher sentir algum carocinho, ela deve procurar imediatamente o serviço público de saúde. Manchas e dor nas mamas também devem ser motivo de preocupação para as mulheres.
A Prefeitura de Pederneiras, por meio das Secretarias Municipais da Saúde e Assistência e Desenvolvimento Social, desenvolveram inúmeras ações durante o mês para celebrar o outubro rosa.