Público-alvo são crianças com idade entre 6 meses e 5 anos. Campanha tem como meta atualizar o cartão vacinal com a tríplice viral
Neste sábado, 19, o município de Pederneiras realiza o Dia "D" da Campanha Nacional de vacinação contra o sarampo, para crianças de 6 meses a 5 anos incompletos (ou seja 4 anos 11 meses e 29 dias) que não tenham tomado a vacina ou estejam com a vacina em atraso.
A Unidade de Saúde “Joaquim Cortegoso”, no Centro da cidade, o PSF “Oswaldo Nachbar”, no bairro Maria Elena, e o PSF “Waldomiro Fernandes Matheus”, no Antônio de Conte, ficarão abertos das 8h às 17h para receber a população.
O “Dia D” é uma orientação do Ministério da Saúde e deve acontecer em todos os municípios do país. A meta é atualizar a carteira de vacina das crianças com a tríplice viral, que protege contra Sarampo, Rubéola e Caxumba.
A campanha de vacinação contra Sarampo já está acontecendo no município desde o dia 7 de outubro e segue até o próximo dia 25. Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, foram feitas 17 notificações de suspeitas de Sarampo, sendo que 9 já deram resultado negativo e outras 8 aguardam resultado. Nenhum caso positivo foi registrado em Pederneiras neste ano. Já no Estado de São Paulo os casos estão aumentando vertiginosamente. Até agora, a Secretaria Estadual da Saúde registrou 8.619 casos de Sarampo, mais da metade se concentra na capital.
“Nossa intenção é imunizar a população preventivamente. Como não houve registro de casos de sarampo por muitos anos, houve certo relaxamento na vacinação, o que permitiu que o Sarampo voltasse com força total. Temos que vacinar quem não tem a vacina para bloquear e impedir a entrada do Sarampo em Pederneiras. É muito importante que os pais e responsáveis levem seus filhos às unidades de saúde para atualizar a carteira de vacinação”, destaca o secretário municipal de Saúde, Pedro Luiz Pereira.
O sarampo é uma doença extremamente contagiosa. Em muitos casos, apenas dividir o mesmo ambiente é contagioso, mesmo sem contato com o doente. Em casos de sintomas do Sarampo (manchas vermelhas pelo corpo, febre, coriza, conjuntivite ou manchas brancas na mucosa bucal), o ideal é procurar a unidade de saúde mais próxima do bairro.
Serviços
O “Dia D” da vacinação contra o Sarampo será sábado, 19, na Unidade de Saúde “Joaquim Cortegoso”, centro da cidade, no PSF “Oswaldo Nachbar”, no bairro Maria Elena, e no PSF “Waldomiro Fernandes Matheus”, no Antônio de Conte, das 8h às 17h. É necessário levar a carteira de vacinação da criança.