Para isso, o prefeito Vicente Minguili autorizou a criação de um grupo especial de trabalho que pretende executar as obras o mais rápido possível
A Prefeitura de Pederneiras iniciou na semana passada as obras necessárias para a abertura e tráfego seguros na passagem de nível ligando as avenidas Tiradentes e Nossa Senhora Aparecida, em Pederneiras. Os trabalhos começaram tão logo foi publicada a decisão judicial favorável à Prefeitura Municipal, decidindo pela reabertura da passagem da linha de trem.
Para que os trabalhos sejam planejados e executados rapidamente, o prefeito Vicente Minguili autorizou a criação de um grupo especial de trabalho composto por nove profissionais de diversas áreas, incluindo técnicos, engenheiros e arquitetos. A intenção é otimizar os trabalhos, planejando, elaborando e executando as obras o mais rápido possível.
“Esse modelo de trabalho é espelhado em situações de calamidade e emergência, onde se busca grandes resultados em curtos espaços de tempo, com trabalhos em equipes bem elaborados e executados com eficiência. Estamos fazendo reuniões periódicas com as equipes envolvidas para fazer ajustes, redefinir metas e cumprir os prazos”, destaca o coordenador da Defesa Civil, Sílvio Aparecido Bueno.
Todo o trabalho que está sendo executado por este grupo é supervisionado de perto pelo prefeito Vicente e pelo coordenador da Defesa Civil. O prefeito pediu prioridade máxima nos trabalhos a fim de concluir a obra rapidamente e liberar o trânsito no local o mais breve possível.
Vale lembrar que, segundo a decisão judicial, cabe à Prefeitura realizar todas as obras no local a fim de garantir a lisura e a completa segurança para o trânsito na passagem de nível. Após as obras, a Prefeitura deverá notificar a Justiça para que ela verifique as obras e, desta forma, autorize o funcionamento da passagem. “É um passo a passo de muito trabalho. Estamos fazendo as obras com toda a cautela do mundo, pois priorizamos a segurança da nossa população”, destaca Vicente Minguili.
OBRAS
No local da passagem de nível, já estão sendo feitas diversas obras divididas em várias frentes de trabalho. Serão instalados dois portões eletrônicos, um de cada lado da linha férrea. A intenção é criar uma barreira física e impedir a passagem no local fora dos horários permitidos.
Também será construída uma guarita. Nela, um funcionário terá acesso às câmeras de monitoramento que serão instaladas em vários pontos da linha de trem. A intenção é ampliar a observação dos trilhos nos períodos de funcionamento da passagem e minimizar riscos de acidentes.
Outra medida tomada será a instalação de uma grande placa de sinalização em Led pouco antes do acesso à passagem de nível, logo no cruzamento da Rua Prudente de Moraes com a Avenida Tiradentes. Ao chegar na esquina, o motorista terá a informação da situação momentânea da passagem. Será exibida uma mensagem escrita em verde “passagem livre” ou uma mensagem em vermelho “passagem interditada”.
A Cruz de Santo André, placa de trânsito que adverte o condutor que no local há uma passagem de linha férrea, também será fixada. Outra ação será a instalação de um radar eletrônico no local para garantir que a velocidade legal, de 20 km/h, não seja excedida, evitando acidentes.
“Nossa intenção é garantir ao máximo a segurança de quem trafegará por ali”, explica o prefeito. O coordenador da Defesa Civil completa: “essas medidas de segurança que estamos executando na passagem da linha férrea da Avenida Tiradentes não tem precedentes no Brasil, é única. Isso mostra o comprometimento da administração municipal em fazer a abertura de maneira rápida e com toda a segurança”.
Segundo estimativas da Prefeitura de Pederneiras, após a reabertura da passagem de nível ligando as avenidas, devem passar pelo local cerca de 10 mil pessoas por dia.
Se não houver nenhum contratempo, as obras devem ser concluídas em outubro e, tão logo a Justiça certifique a segurança do local, a passagem será aberta para funcionamento das 7h às 19h, diariamente.