A Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social e a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do CRAS e do CAPS realizarão amanhã, 11 de Setembro, às 14h, no Centro Comunitário do bairro Cidade Nova, a palestra com o tema “Todos tem direito à saúde mental”, com o objetivo de difundir a campanha nacional do “Setembro Amarelo”, e conscientizar a população sobre as medidas preventivas e pró-ativas na identificação dos sinais de pensamento suicida.
INDÍCIOS
“Devido à crescente procura de atendimentos psicológicos pela população do território atendido pelo CRAS, vemos a importância de abordar este assunto”, explica a psicóloga Eide Tierno. Ela também informa que alguns dos sinais que podem indicar a possibilidade de pensamento suicida podem ser, por exemplo, o relato de querer desaparecer, dormir para sempre, ir embora e nunca mais voltar ou mesmo o relato do desejo de morrer, mesmo quando falado num tom de brincadeira. “Tudo isso deve ser considerado indício significativo e levado a sério”, ressalta.
Divulgando o assunto e o tema da Campanha Nacional "Setembro Amarelo", a intenção da Prefeitura Municipal é entrar nesta luta para reduzir a incidência de suicídio através de medidas preventivas e pró-ativas no campo da saúde pública, uma vez que o suicídio não é apenas visto como uma questão de saúde física ou mental, mas também social.
SERVIÇO
Para participar da palestra basta se dirigir ao Centro Comunitário do bairro Cidade Nova, localizado na Rua Kataz Razuk, O-1550. Não é necessário fazer inscrição prévia. Mais informações: (14) 3284-6787.