A Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Pederneiras está trabalhando para ampliar, já a partir de outubro, o número de vagas nas creches municipais visando atender a demanda em algumas regiões da cidade. Até o início do ano que vem, serão 210 novas vagas para alunos de 0 a 3 anos disponibilizadas em novas creches na região central e no bairro Vicente Juliano Minguili.
As novas vagas serão para dois novos Centros de Convivência Infantis – CCI's em Pederneiras. Um será no Centro da cidade, em prédio particular locado pela administração municipal, que está passando por reforma e adequação para melhor atender as crianças. A intenção é atender a demanda por vagas para alunos de 0 a 3 anos no Centro e nos bairros. Segundo a Secretaria Municipal de Educação, a inauguração está prevista para o final de setembro ou início de outubro. Inicialmente serão nove salas de aulas para atender 90 crianças de 0 a 3 anos.
A nova creche no Centro da cidade receberá o nome de CCI Professora Luci Maria Gimenes Batista, servidora da Rede Municipal de Ensino de Pederneiras que faleceu este ano.
Já a outra creche está sendo construída no bairro Vicente Juliano Minguili em um terreno de 3.166 m2 doado pela prefeitura. A obra é em parceria com o Governo do Estado e atenderá 120 crianças em período integral. Estão sendo investidos no total, entre construção e equipamentos necessários, R$ 2,7 milhões, incluindo a contrapartida da prefeitura, e a previsão é de que a escola passe a funcionar em 2020.
Atualmente, a Rede Municipal de Ensino de Pederneiras atende mais de 1.100 crianças de 0 a 5 anos nas 8 creches municipais. São os chamados Centros de Convivência Infantil (CCI's), exclusivos para alunos de 0 a 3 anos, e os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI's), que atendem crianças de 4 a 5 anos na creche e no maternal, todas em período integral.
“Temos uma preocupação muito grande com as nossas crianças. Temos que zelar pelos cuidados e pela educação de todas elas desde a primeira idade. Isso é importante para que elas cresçam adultos educados, trabalhadores e responsáveis. É importante também para os pais, que deixam o filho em um local adequado e saem para trabalhar sabendo que os filhos serão bem cuidados. Com planejamento, trabalho sério e transparência, estamos reorganizando as coisas, ampliando vagas e contribuindo para resolver um problema antigo na nossa educação”, destaca o prefeito Vicente Minguili.