20 AGO 2019
Empresas passam a receber escritura pública de terrenos nos Distritos Industriais de Pederneiras

A Pedertractor Indústria e Comércio de Peças de Tratores recebeu na última sexta-feira, 16, o termo de autorização de lavratura de escritura pública do terreno de 14 mil m2 onde a empresa está situada no Distrito Industrial Fuad Razuk. É a primeira escritura de posse de um lote desde que começou, em Pederneiras, o trabalho de regularização dos distritos industriais em 2017.
Segundo documento entregue aos sócios da empresa pelo prefeito de Pederneiras Vicente Minguili, na presença do vice-prefeito Marcio Urrea e do secretário de Desenvolvimento Urbano, Arlindo Falcão, a Pedertractor passa a ter a posse do terreno, inclusive documentalmente com a escritura, algo que antes não era possível para as empresas que receberam lotes públicos.
A empresa Pedertractor atua no local gerando milhares de empregos diretos e indiretos, sendo uma das maiores produtoras de renda e emprego no município e tendo grandes clientes como a Volvo, a Case e a John Deere. Participaram da entrega desse documento, os representantes da empresa Nilton Fernando Trivelato, Sérgio Bruno Trivelato, Flávio Rodrigues e Danilo Alborghetti, que também é o atual presidente da Câmara de Vereadores.
“É um sonho sendo realizado. Nós precisávamos destravar o crescimento de Pederneiras e a regularização dos terrenos do distrito industrial era parte principal. Nós contratamos uma empresa para regularizar as matrículas, licitamos e regularizamos os lotes juntos às empresas. Cada uma vai pagar para o município valores públicos pelos seus lotes e, agora, estamos iniciando a entrega do termo que autoriza as empresas a fazerem a escritura dos lotes no cartório, para que elas tenham definitivamente a posse e a escritura do terreno”, explica o prefeito Vicente Minguili.
O trabalho de regularização dos lotes dos distritos industriais em Pederneiras começou pelos Distritos Fuad Razuk e Toufik Rachid Razuk. A intenção da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano da Prefeitura de Pederneiras é de que até outubro todos os mais de 350 lotes desses distritos já estejam com suas escrituras liberadas para os empresários.
Com a posse definitiva do lote através da lavratura da escritura no cartório, o empresário pode, entre outras coisas, financiar bens e produtos para ampliar a empresa e contratar mais empregados, coisas que não eram possíveis, uma vez que o empresário não conseguia financiamento por não ter a escritura do terreno. Outro motivo era a desconfiança, pois o empresário acabava recuando na hora de investir por medo de perder o terreno no futuro.
“Quando o trabalho é sério e transparente, os resultados aparecem. Era um compromisso com o empresariado local e agora estamos cumprindo. Os lotes foram regularizados, o município recebeu valores justos pelos lotes, que serão revertidos em prol do desenvolvimento local, e as empresas poderão investir, contratar e expandir seus negócios sem medo de perder o investimento”, finaliza o prefeito.
Assim que terminar todo o trabalho de regularização dos distritos industriais Fuad Razuk e ToufiK Rachid Razuk, a Prefeitura de Pederneiras continuará o trabalho de regularização nos outros distritos industriais no município.